10.7.15

Dicas para aproveitar os benefícios do chocolate

Os Benefícios do chocolate valem para chocolate meio amargo 60% ou 70% cacau, já que esta matéria prima é considerada um alimento funcional.

Segundo a nutricionista do Hospital Samaritano de São Paulo, Weruska Barrios, quando consumido moderadamente, o chocolate é considerado saudável e nutritivo, por ser uma excelente fonte de sais minerais, como fósforo, potássio e magnésio.



Além disso, o alimento também é capaz de estimular o sistema nervoso central e o sistema muscular. “Mas vale lembrar que o ideal é o consumo de chocolate meio amargo 60% ou 70% cacau”, afirma.
Dicas para aproveitar os benefícios do chocolate
Dicas para aproveitar os benefícios do chocolate/foto

A nutricionista explica que o consumo do chocolate está ligado à produção de componentes que agem sobre a serotonina e a dopamina cerebrais, substâncias responsáveis pela regulação do humor e dos comportamentos compulsivos, atuando em casos de depressão, TPM (tensão pré-menstrual) e ansiedade –, além de estimular o prazer e o bem-estar.

Além destes, Weruska ainda cita outros benefícios do chocolate como: combate os radicais livres e retarda o envelhecimento das células; e ajuda a diminuir os níveis de LDL (o mau colesterol) no sangue. O produto também contém vitaminas A, B, C, D e E e sais minerais, como o ferro e o fósforo.

A saúde começa a ser prejudicada, segundo a nutricionista, a partir do exagero no consumo, que pode levar, em curto prazo, ao aparecimento de diarreia e outros problemas intestinais. A longo prazo, ganho de peso excessivo, e, consequentemente, o aparecimento de doenças cardiovasculares, diabetes ou hipertensão – devido ao consumo de gordura.

Dicas importantes para saborear e aproveitar os benefícios do chocolate:


  • Consuma-o no período da tarde ou da manhã;
  • Invista em porções pequenas - tamanho de um bombom;
  • Coma devagar saboreando o alimento;
  • Não pule refeições para comer o chocolate, faça suas refeições normalmente;
  • Quando for consumir, experimente um pedacinho e divida com seus familiares e amigos;
  • Opte pelos amargos ou meio amargos;
  • Evite os chocolates brancos, pois são feitos de manteiga de cacau, não possuem os flavonóides e têm mais gordura. Evite também os trufados, com mousse, marshmallow e crocantes, pois estes ingredientes irão aumentar o teor de gordura e calorias.
Ads
Conteúdo do Saúde com Ciência é informativo/educativo. Não exclui consulta médica Este artigo pertence ao Saúde com Ciência. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe comentário/sugestão de artigo. Ler Regras para Comentários.

Assine nossa newsletter

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner