4.7.16

Cor dos alimentos e seus benefícios

Uma maneira intuitiva de descobrir quais os benefícios dos alimentos...

Achei interessante a imagem abaixo por mostrar a maneira como os alimentos estão divididos por cores e seus respectivos benefícios devido aos nutrientes que conferem determinadas cores aos alimentos.

Assim, fica muito mais fácil saber o que e como incluir tais alimentos na alimentação.

Benefícios dos alimentos de acordo com suas cores:


Cor dos alimentos e seus benefícios
Cor dos alimentos e seus benefícios

As cores dos alimentos são atribuídas aos antioxidantes presentes nelas - tais como, o resveratrol, a antocianina, entre outros antioxidantes - e também ao beta-caroteno (que no organismo se transforma em vitamina A).

• Alimentos brancos: (entenda-se legumes brancos e NÃO arroz e pão branco) reforçam o sistema imunológico, por serem ricos em determinados minerais. a couve-flor, por exemplo, é rica em enxofre, mineral envolvido entre outras coisas, ao combate ao câncer.

• Alimentos verdes: desintoxicam as células. Couve, espinafre, brócolis, rúcula, etc.
 
• Alimentos amarelos: suas vitaminas e carotenoides nos deixam mais bonitos. Mas não pense que se entupir de comida amarela vai te deixar com a cara da Gisele Bündchen, hein, pois o excesso faz mal.

• Alimentos alaranjados: Prevenção ao câncer; leia sobre a abóbora, por exemplo. Frutas alaranjadas e a cenoura também estão nessa turma.

• Alimentos vermelhos: fazem bem para a saúde do coração. Ex: licopeno do tomate.

• Alimentos roxos: longevidade. São exemplos, as uvas roxas, o açaí, o mirtilo (blueberry), e até o feijão preto, entre outros alimentos.

 »» Leia tudo sobre Alimentos Funcionais.




Foto: Wanderlust.
Ads
Conteúdo do Saúde com Ciência é informativo/educativo. Não exclui consulta médica Este artigo pertence ao Saúde com Ciência. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe comentário/sugestão de artigo. Ler Regras para Comentários.

Assine nossa newsletter

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner