22.10.14

Bomba de sódio e potássio (bomba Na+K+)

A bomba de sódio e potássio ou bomba de sódio-potássio, bomba Na+/K+ ou ainda ATPase Na+/K+. São vários nomes para o mesmo mecanismo de importância vital para o nosso organismo. Por causa dele, estamos vivos, por causa dele, o nosso coração bate...

Bomba de sódio e potássio (bomba Na+K+) 

A bomba sódio-potássio é em termos de ciência, uma descoberta recente, feita por Jens Christian Skou, é um mecanismo que se localiza na membrana plasmática de quase todas as células do corpo humano. É também comum em todo o ser vivo.

Bomba de sódio e potássio (bomba Na+K+)
Bomba de sódio e potássio (bomba Na+K+)
Aos olhos de um leigo pode soar estranho, mas em nosso organismo também circula uma espécie de "corrente elétrica" e essa corrente, no coração é importante para os batimentos cardíacos. O que a bioquímica do nosso corpo precisa é que haja uma baixa concentração de íons de sódio dentro da célula e de uma elevada concentração de íons potássio dentro dela,

Fora das células ocorre o contrário, há uma alta concentração de sódio e uma baixa concentração de potássio.

E para que essas concentrações sejam mantidas, a bomba de sódio bombeia sódio para fora da célula e potássio para dentro dela (vide imagem). Este transporte é realizado contra os gradientes de concentração destes dois ions, o que ocorre graças à energia liberada com a clivagem de ATP (transporte ativo).


A saída de íons sódio da célula é simultâneo à entrada de íons potássio. A cada 3 Na+ que saem da célula, entram 2 K+. Como a quantidade de íons positivos que saem da célula é menor do que a quantidade de íons postivos que entram, há um acúlmulo de íons negativos dentro da célula. Assim a bomba de sódio é responsável pela manutenção do potencial elétrico negativo dentro da célula.

A bomba de sódio e potássio é um exemplo de transporte ativo, que ocorre com gasto de energia e contra um gradiente de concentração. O Na+ flui do interior da célula (meio menos concentrado para esse íon) para o exterior da célula (meio mais concentrado). O K+ flui do meio exterior à membrana plasmática (menos concentrado para essa substância) pra o meio interno à membrana (mais concentrado).

Entendendo a imagem da bomba sódio-potássio

As bolinhas e os riscos tortinhos representam a camada proteica de uma célula, já a parte verde representa a parte lipídica (de gordura) celular. É por aí que o sódio sai da célula, ao mesmo tempo em que o potássio entra.
Ads
Conteúdo do Saúde com Ciência é informativo/educativo. Não exclui consulta médica Este artigo pertence ao Saúde com Ciência. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe comentário/sugestão de artigo. Ler Regras para Comentários.

Assine nossa newsletter

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner