15.5.13

Identificar doenças pelo DNA está mais acessível, mas preocupa especialistas

Exame de DNA pode prever mais de 2,2 mil doenças - entre vários tipos de câncer, Alzheimer e doença de Huntington, mas especialistas temem 'corrida' por testes inconclusivos e procedimentos desnecessários após anúncio de Angelina Jolie, que retirou as mamas por causa da possibilidade de quase 90% de desenvolver câncer de mama.

Identificar doenças pelo DNA é um recurso que ficou mais barato e acessível nos últimos anos, e que hoje está facilmente disponível para pacientes em laboratórios e clínicas. E se sua pergunta é o preço do exame de DNA para doenças, saiba que segundo informações, o teste custa em torno de 6 mil Reais, considerado caro pela maioria dos brasileiros, mas bem mais em conta do que há alguns anos, cujos valores beiravam os 20 mil.

Identificar doenças pelo DNA

Para a Sociedade Americana para a Genética Humana (ASHG, na sigla em inglês), os testes de DNA são uma faca de dois gumes: oferecem grandes possibilidades de identificar os genes que aumentam a predisposição de determinados indivíduos para determinadas doenças como vários tipos de câncer, mas suas conclusões nem sempre dirimem as incertezas, ou seja, nem sempre os resultados estão 100% corretos.

Assim, os resultados para exames de DNA para evitar doenças podem dar resultados:

  • positivos,
  • negativos,
  • não informativos,
  • negativos verdadeiros,
  • e variações com significados incertos.

Ou seja, será vantajoso realizar um teste de DNA com tamanha gama de resultados possíveis?
Leia mais sobre doenças genéticas.
Fonte: G1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe comentário/sugestão de artigo. Ler Regras para Comentários.

Assine nossa newsletter

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner