13.5.13

Terapias para obesidade na UFSCar

Os pesquisadores da UFSCar pretendem diminuir a quantidade de gordura do corpo a partir da aplicação da fototerapia durante a prática de exercícios físicos. Leia mais sobre Terapias para obesidade.

Estudos realizados por pesquisadores da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e Universidade de São Paulo (USP) desenvolvem tratamentos de controle e redução da obesidade a partir da combinação de exercícios físicos e terapia de luz, conhecido como fototerapia. O projeto "Novas Perspectivas Terapêuticas na Obesidade" é coordenado pelos professores Nivaldo Parizotto do Departamento de Fisioterapia (DFisio) da UFSCar e Vanderlei Bagnato do Instituto de Física de São Carlos (IFSC-USP).
Terapias para obesidade
foto: arquivo saúde com ciência

Na UFSCar, os estudos realizados no Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (PPGBiotec), buscam a elaboração de protocolos de exercícios físicos aliados à fototerapia, que sejam acessíveis e com baixo custo operacional. A pesquisa é realizada pelo aluno de doutorado do PPGBiotec Antonio Eduardo de Aquino Junior, com a orientação do docente Nivaldo Parizotto e Vanderlei Bagnato.

A fototerapia já é usada no tratamento de lesões e diversos estudos acadêmicos indicam que a incidência de luz atua positivamente nas atividades celulares. Aquino Junior explica que a aplicação de lasers sobre os tecidos potencializam o metabolismo celular e resulta em maior perda de calorias durante a prática de atividades físicas e maior queima de gorduras. Para a pesquisa, serão aplicados feixes de lasers, com comprimento de onda de 808nm, que estão situados na região do infravermelho e possuem baixa intensidade de energia, por isso não provocam danos durante a aplicação.

"Em estudos realizados durante o mestrado, mostraram que a aplicação de lasers nos músculos resultou na redução das reservas de gordura e diminuição do peso corporal. Mas os resultados variam conforme a intensidade dos exercícios", explica o pesquisador, uma vez que o metabolismo pode ser trabalhado de diferentes formas de acordo com a intensidade.
Como foi a pesquisa

Para a elaboração dos estudos, os pesquisadores convidam homens e mulheres, com idades entre 20 e 40 anos, e índice de massa corporal 30, calculado pelo peso dividido pela altura ao quadrado. Os voluntários deverão ter disponibilidade de horário no período da manhã e/ou tarde para participar da intervenção interdisciplinar em obesidade, que contará com exames clínicos e físicos previstos na terapia.

O atendimento tem duração de três meses, com início previsto para junho. Os voluntários serão submetidos a uma sessão de exercícios aeróbios, musculação e combinados com sessões de terapia com luz, avaliação física e análises clínicas laboratoriais (primeira fase). Na segunda etapa, os exercícios físicos com tratamentos em fototerapia serão mantidos durante três meses de intervenção, com três sessões semanais, com duração média de uma hora. Também serão promovidas palestras e orientações nutricionais.

Na opinião de Aquino Júnior, parcerias entre universidades são importantes para o desenvolvimento científico, formação de pesquisadores e profissionais qualificados, inovação tecnológica e benefícios à população.

"Temos que transformar a pesquisa acadêmica em benefícios para a população. Com essa pesquisa, tentamos ampliar as estratégias clínicas de baixo custo para o controle da obesidade e melhorar a qualidade de vida das pessoas", afirma.

As intervenções ocorrem em uma academia localizada na região central de São Carlos. Os pesquisadores não se responsabilizam pelos custos de transporte e alimentação. Interessados podem entrar em contato para agendamento pelo telefone (16) 3351-8452, das 8 às 15 horas.

Ads
Conteúdo do Saúde com Ciência é informativo/educativo. Não exclui consulta médica Este artigo pertence ao Saúde com Ciência. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe comentário/sugestão de artigo. Ler Regras para Comentários.

Assine nossa newsletter

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner