26.9.16

Dieta do Jejum intermitente (ou dieta 5:2)

Popularizada pelo livro The Fast Diet, do jornalista Michael Mosley, a “intermittent fasting”, também conhecida por aqui como “dieta do jejum intermitente”, também conhecida como dieta 5:2 foi elaborada por uma jornalista.

Dieta do Jejum intermitente
Dieta do Jejum intermitente

O plano alimentar proposto pelo jornalista (note que ele é jornalista e não um profissional da saúde) foi batizado de “5:2”, que significa comer normalmente por cinco dias e, na sequência, comer apenas um-quarto da quantidade diária de calorias por dois dias consecutivos. “Funciona com 500 calorias para mulheres e 600 para os homens”, diz ele, em seu site.

>> Veja a página de dietas do Saúde com Ciência

Dieta do Jejum intermitente
Dieta do Jejum intermitente

Médicos e nutricionistas dizem que a dieta não traz resultados efetivos. Você pode até emagrecer, mas a restrição pode causar males à saúde e bagunçar o metabolismo.

No livro, o jornalista 'recomenda' o plano alimentar "5:2", com 5 dias de alimentação normal e 2 comendo apenas 1/4 do total diário. Sendo que, como dito acima, nesses 2 dias de quase jejum as mulheres devem ingerir cerca de 500 calorias e os homens 600. Nesses dias, a ingestão de água também deve ser dobrada.

Em entrevista ao jornal The Huffington Post, Mosley afirma que reduziu sua taxa de gordura corporal de 28% para 20% e diz ainda que alguns estudos comprovam a perda de gordura a partir do método.



Resumo:

Dieta do Jejum intermitente


Como seguir a dieta 5:2:

- 5 dias seguidos: se alimente normalmente. (mas sem exagerar em doces, massas e refrigerantes normais)

- 2 dias seguidos: se alimente com 1/4 do que comeu nos 5 dias anteriores e dobre a quantidade de líquidos.


Na contramão

Se pensarmos bem essa dieta vai na contramão daquelas pessoas que comem de tudo no final de semana (2 dias) e fazem dieta durante a semana (5 dias). Entendeu?

Gosto sempre de lembrar que não se deve fazer dietas rígidas ou "da moda" sem conversar com um médico ou nutricionista. A dieta do jejum intermitente não é recomendada por médicos endocrinologistas, nutrólogos e nutricionistas.
Fonte: thefastdiet.co.uk.
Ads
Conteúdo do Saúde com Ciência é informativo/educativo. Não exclui consulta médica Este artigo pertence ao Saúde com Ciência. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe comentário/sugestão de artigo. Ler Regras para Comentários.

Assine nossa newsletter

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner