1.8.16

O que é colágeno e para que serve?


Neste artigo vamos saber muito sobre o colágeno, em uma linguagem clara, de fácil entendimento. Veremos:

1. o que é colágeno e para que serve?
2. onde é produzido e queda na produção?
3. aminoácidos que formam o colágeno
4. melhores fontes de colágeno
5. colágeno e envelhecimento
6. deficiência de colágeno


O QUE É COLÁGENO E PARA QUE SERVE?


1. O QUE É COLÁGENO


O colágeno é uma proteína (ponto final).
Esta proteína tão importante representa cerca de 25% de toda proteína do organismo humano. Siiimmm!

O que é colágeno e para que serve
O que é colágeno e para que serve / GELATINA

2. COLÁGENO PARA QUE SERVE (FUNÇÃO NO ORGANISMO)


O colágeno tem a função de dar sustentação às células, mantendo-as unidas, sendo o principal componente proteico de órgãos como a pele, ossos, cartilagens e ligamentos tendões.


3. COLÁGENO, ONDE É PRODUZIDO E QUANDO SUA PRODUÇÃO DIMINUI


O colágeno é produzido em nosso organismo desde que nascemos, quando ingerimos proteínas na alimentação. Essas proteínas são então quebradas em unidades menores chamadas aminoácidos (especificamente os elencados abaixo) e no corpo são novamente reagrupadas - pelas células chamadas fibroblastos e com ajuda da vitamina C - formando as proteínas de que nosso corpo necessita, e dentre elas o colágeno. [Lembro-me de que a aula que aprendi sobre o colágeno foi uma das mais fascinantes de toda a minha vida acadêmica - Renata Fraia].

OS AMINOÁCIDOS FORMADORES DO COLÁGENO SÃO:

  • glicina - 35%
  • alanina - 11%
  • prolina - 21%
  • hidroxiprolina.

Contudo, quando entramos na fase da maturidade, sua deficiência começa a ser notada, com a diminuição da elasticidade da pele, o aparecimento de rugas e o aumento da fragilidade articular e óssea. E como isso ocorre? os fibroblastos, que são as células responsáveis pela produção de colágeno, vão reduzindo a sua atividade e as fibras elásticas tornam-se deformadas e menos flexíveis.




O QUE OS ESTUDOS DIZEM

Estudos mostram que a partir dos 30 anos, o corpo sofre uma perda anual de colágeno por volta de 1%, e aos 50, passa a produzir apenas uma média de 35% do colágeno necessário para os órgãos de sustentação.


4. MELHORES FONTES DE COLÁGENO E ALIMENTOS QUE FAVORECEM SUA SÍNTESE


As Proteínas:

As fontes de colágeno são as proteínas, sobretudo as de origem animal como ovos e todos os tipos de carne.

O que é colágeno e para que serve?
O que é colágeno e para que serve / OVO

A vitamina C:

Alimentos ricos em vitamina C favorecem (ajudam) a síntese do colágeno. As melhores fontes da vitamina são as frutas cítricas como limão, laranja, e abacaxi, além de frutas como acerola e goiaba. O tomate cru também é boa fonte de vitamina C.


Leia mais na categoria medicina estética.
Leia tudo sobre Cosmiatria.

5. O COLÁGENO E O ENVELHECIMENTO


Acredita-se que a perda de colágeno seja uma das principais causas do envelhecimento, uma vez que com a diminuição do colágeno os músculos ficam flácidos, a densidade dos ossos diminui, as articulações e ligamentos perdem sua elasticidade e força, e a cartilagem que envolve as articulações fica frágil e porosa.

6. DEFICIÊNCIA DE COLÁGENO


A deficiência de colágeno também está associada com a diminuição da espessura do fio capilar e com a desidratação e perda de elasticidade da pele, culminando em flacidez e no aparecimento de rugas e estrias.

Fontes: plasticsurgery.org | Renata Fraia/farmacêutica
Ads
Conteúdo do Saúde com Ciência é informativo/educativo. Não exclui consulta médica Este artigo pertence ao Saúde com Ciência. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.

Assine nossa newsletter

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner