26.6.13

Vacina contra catapora em crianças bem pequenas

O órgão do governo anunciou que a partir desde ano a vacina contra catapora estará incluída no calendário nacional de vacinação.

A medida visa evitar os surtos tanto entre crianças quanto entre adultos, já que a doença é altamente contagiosa”, alerta a infectologista Leticia Lastoria, da Universidade Estadual Paulista, em Botucatu, no interior de São Paulo.

A imunização vai acontecer com a aplicação da vacina em duas doses: uma aos 12 meses e a segunda aos 4 anos de idade.

Saiba tudo sobre a Catapora (ou varicela)

Vacinar contra catapora logo cedo traz benefícios para a criança e também quando ela chega na fase adulta, quando “a infecção pode apresentar complicações graves, como encefalite, hepatite e artrite. E corre risco até de morrer”, informou Leticia.

Vacina contra catapora em crianças bem pequenas

A imunização é só uma das outras 20 picadas que os pequenos (até 10 anos de idade) levam. Até esta idade, a criança deve se proteger contra hepatite B, febre amarela, coqueluche, difteria, caxumba, rubéola, sarampo, pneumonia e paralisia infantil.

O calendário de vacinação 2013 prevê as vacinas, doses e o intervalo entre as doses. Publicada em arquivo PDF pelo Ministério da Saúde, pode ser acessado no navegador. Inclusive, é possível fazer o download e imprimir o arquivo para futuras consultas

Calendário de vacinação brasileiro, ver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe comentário/sugestão de artigo. Ler Regras para Comentários.

Assine nossa newsletter

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner