26.9.13

Ar-condicionado e poluição engordam!

Você sabia que ar-condicionado engorda? E não é só ele, alguns outros hábitos podem fazer com que a gente ganhe peso.

No programa Bem Estar (Globo) os endocrinologistas Alfredo Halpern e Cintia Cercato explicaram que falta de sono, falta de sol, viroses, desequilíbrios da flora intestinal e (pasme!) até a poluição, engordam! Vamos entender como alguns desses inimigos das balanças nos fazem.


Ar-condicionado engorda

No caso do uso do ar-condicionado, a endocrinologista Cintia Cercato explicou que regular a temperatura faz a pessoa gastar menos energia já que não usa o organismo para se aquecer ou se resfriar. Ou seja, o aparelho faz o trabalho que o corpo faria e poupa o gasto energético, contribuindo para o aumento de peso.

Ar-condicionado engorda
Ar-condicionado e poluição engordam!

Poluição engorda

Já a poluição pode desregular os hormônios do organismo. Isso porque, ao entrar em contato com as partículas de poluição, as células do corpo desenvolvem processos inflamatórios que, aos poucos, vão engrossando a camada de gordura - em especial, a gordura abdominal, que traz mais problemas para a saúde.

Dormir mal engorda

Falta de sono também pode prejudicar o peso. Ao dormir mal, a pessoa tem uma diminuição do hormônio da saciedade - leptina - e um aumento do hormônio da fome - grelina -, consequentemente, fica com fome e pode até acordar por causa dessa fome. Os assaltos noturnos à geladeira podem ocorrer!

Fonte: G1
Ads
Conteúdo do Saúde com Ciência é informativo/educativo. Não exclui consulta médica Este artigo pertence ao Saúde com Ciência. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe comentário/sugestão de artigo. Ler Regras para Comentários.

Assine nossa newsletter

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner