5.7.13

Remédio contra gases, Mylicon, tem lotes suspensos pela Anvisa

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a suspensão da venda e distribuição de cinco lotes do remédio antigases Mylicon 75 mg/mL por um problema no gotejador do frasco. A decisão foi publicada no Diário oficial da União, nesta quinta-feira (4).

O remédio é indicado para o alívio dos sintomas do excesso de gases no trato digestivo. O problema no gotejador, por exemplo, poderia levar um paciente a ingerir uma quantidade do medicamento maior do que a necessária, de acordo com a Anvisa.
Remédio contra gases, Mylicon, tem lotes suspensos pela Anvisa

Menos mal...
A empresa esclarece, entretanto, que o princípio ativo do Mylicon não é absorvido pelo organismo e que não são esperadas reações adversas associadas à ingestão de uma dose maior que a recomendada.

Este artigo foi arquivado nas categorias: medicamentos, notícias Anvisa.

Além da suspensão da venda, os lotes PNL045, PNL046, PNL111, PNL132 e PPL001 da droga também devem ser recolhidos, diz a agência. A resolução entra em vigor a partir da publicação no Diário Oficial, portanto começa a valer nesta quinta-feira.

Leia a íntegra da nota da empresa:

"A Janssen Brasil esclarece que está recolhendo das farmácias e distribuidores lotes do medicamento Mylicon gotas, 15 ml [75 mg/mL] de uso adulto e pediátrico indicado para o alívio dos sintomas do excesso de gases no trato digestivo.
O recolhimento é devido à baixa possibilidade do desprendimento acidental do gotejador quando a tampa do produto é removida. Uma vez que o princípio ativo de Mylicon não é absorvido pelo organismo, não são esperadas reações adversas associadas à ingestão de uma dose maior que a recomendada do medicamento.

Embora o medicamento seja seguro para uso e a possibilidade de desprendimento do gotejador seja baixa, a Empresa está realizando este procedimento após conversa com a Anvisa. Para maior segurança, recomenda-se não administrar o produto diretamente na boca. Com o objetivo de esclarecer esse procedimento já incluído na nova bula do produto, a Janssen está realizando uma campanha de orientação direcionada aos consumidores.
"

Ads
Conteúdo do Saúde com Ciência é informativo/educativo. Não exclui consulta médica Este artigo pertence ao Saúde com Ciência. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe comentário/sugestão de artigo. Ler Regras para Comentários.

Assine nossa newsletter

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner