8.8.16

Labioplastia de redução, o que é?

Cirurgia de Labioplastia promove o equilíbrio facial e deixa os lábios mais harmoniosos.

Lábios grossos podem ser sinônimo de sensualidade e beleza, mas nem todo mundo gosta de ter um “bocão”. De acordo com o cirurgião plástico Alderson Luiz Pacheco, homens e mulheres reduzem o volume dos lábios por meio da cirurgia plástica para se sentirem melhor e mais belos. “É a labioplastia de redução. Esta cirurgia altera o formato e o volume dos lábios. O objetivo é deixar o rosto harmonioso e os lábios em equilíbrio com o restante do rosto”, afirma.

Labioplastia de redução, o que é?


Pacheco, que é credenciado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), explica que é feita uma incisão na parte interna dos lábios e a porção excedente é retirada por meio de uma cânula com espessura fina. “O paciente é submetido a anestesia local para que o procedimento possa ser realizado. Outra alternativa é fazer o bloqueio do chamado nervo infra-orbitrário, que transmite os estímulos dolorosos na região da boca”, esclarece.

Labioplastia de redução, o que é?

O procedimento dura em média 45 minutos, considerado um tempo cirúrgico rápido, já que a operação não é tão complexa quanto outras intervenções estéticas. O efeito da cirurgia é definitivo, por isso é importante estar seguro sobre a realização da labioplastia de redução. “Os pacientes sempre são avaliados de maneira rigorosa e são liberados para a realização da plástica depois de saberem todos os riscos e possíveis resultados da técnica. É essencial saber todos os detalhes, isso aumenta a confiança”, destaca.

Pós-operatório da labioplastia
No pós-operatório o paciente deve seguir a risca todas as orientações para que os resultados não sejam prejudicados. Durante pelo menos 10 dias é recomendada a utilização de compressas de gelo e alimentos macios, que não exijam movimentos bruscos durante a mastigação. “A fala é liberada, desde que não sejam cometidos excessos. O paciente deve conversar devagar, sem mexer demais os lábios. Estes cuidados são fundamentais para que os pontos não sejam alterados”, observa.

Exposição solar pós labioplastia
Quem se submete a labioplastia de redução também deve ficar atento a exposição solar. Para que o sol não ocasione manchas na região os médicos orientam os pacientes a evita a exposição aos raios solares por no mínimo um mês. “A cicatriz, uma das principais preocupações dos pacientes, fica escondida, já que o corte é feito na parte interna dos lábios. Fazer a utilização de protetor solar labial é de extrema importância e também contribui no combate as manchas”, ressalta Pacheco.

As suturas são feitas com uma linha especial, que após quatro ou cinco dias caem espontaneamente. O período de recuperação é um pouco incômodo, especialmente nos três primeiros dias, pois a região possui muitos vasos sanguíneos. “Os lábios ficam levemente doloridos. Para reduzir o inchaço e a sensação dolorosa o ideal é consumir apenas alimentos líquidos e frios. Depois que os pontos caem a alimentação pode voltar ao normal”, aponta.

De acordo com Pacheco, mestre em Princípios da Cirurgia utilizando o laser, outras recomendações são evitar a realização de exercícios físicos por 15 dias, fazer o asseio oral com solução anti-séptica sempre após as refeições e escovar os dentes de maneira delicada. “O consumo de bebidas alcoólicas e o fumo são proibidos, pois comprometem a recuperação da cirurgia, a cicatrização da região e prejudicam os efeitos da medicação”, acrescenta o especialista, que atende na Clínica Michelangelo de Cirurgia Plástica, em Curitiba.

Leia mais sobre CIRURGIAS PLÁSTICAS.

Doutor Alderson Luiz Pacheco (CRM-Pr 15715)
Cirurgião Plástico
Site: http://www.alplastica.com/

Ads
Conteúdo do Saúde com Ciência é informativo/educativo. Não exclui consulta médica Este artigo pertence ao Saúde com Ciência. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe comentário/sugestão de artigo. Ler Regras para Comentários.

Assine nossa newsletter

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner