3.9.13

Livro como prevenir o Alzheimer

Médico lança livro como prevenir o Alzheimer - Leandro Minozzo utiliza linguagem acessível para explicar o mal

Você sabia que a doença de Alzheimer está relacionada, principalmente, ao estilo de vida que se leva? E que ser mulher é um fator de risco aumentado para adquirir a doença? Essas e outras questões sobre o temido mal de Alzheimer são abordadas pelo médico Leandro Minozzo no livro "Doença de Alzheimer: como se prevenir", editado pela AGE.

Leia tudo o que já foi escrito sobre Alzheimer no Saúde com Ciência.

Após dois anos de intensa pesquisa, Dr. Minozzo apresenta os resultados de 200 estudos científicos traduzidos numa linguagem acessível e franca. Ele mostra maneiras de se evitar ao máximo o mal de Alzheimer ou pelo menos fazer com que os sintomas apareçam mais tardiamente. Além disso, ele explica o que é a doença, como ela se caracteriza, como surge e quais alterações básicas ocorrem no cérebro. Minozzo também pontua os fatores de risco, ou seja, as situações e os comportamentos que aumentam as chances de se ter a doença no futuro, além de explicar como podemos prevenir a doença.

Livro como prevenir o Alzheimer
Livro como prevenir o Alzheimer

O médico salienta que grande parte da população, até mesmo os profissionais da área da saúde, acredita que se trata de uma questão de sorte, ou, no caso, de azar mesmo, desenvolver a doença. Porém, não é isso que os estudo mostram. “Na verdade, os casos familiares, chamados hereditários, são a minoria. Grande parte dos casos, os chamados esporádicos, que representam mais de 90% do total, é resultado de um estilo de vida cultivado desde o nascimento. Não se trata, portanto, de uma questão e sorte ou azar. É, principalmente, uma questão de pagarmos um preço por escolhas que fazemos ao longo dos anos, por aspectos culturais e pelo ambiente no qual vivemos”, reforça Minozzo.

Paulo Roberto Canineu, médico geriatra e gerontólogo, autor do prefácio do livro, destaca a sinceridade científica de Minozzo: “Há uma sinceridade científica do autor em colocar a falta de garantia que existe, mesmo seguindo todas as orientações, para que a doença seja evitada; no entanto, contém a grande verdade nem sempre bem compreendida, que podemos retardar o seu aparecimento, permitindo uma qualidade de vida e a consciência da própria existência por mais alguns anos”.

A obra terá sessão de autógrafos na quinta-feira, 5 de setembro, a partir das 19h, na Livraria Cultura do Bourbon Country. O lançamento de Doença de Alzheimer: como se prevenir marca o início do mês de conscientização a respeito do tema, já que o dia 21 de setembro é o Dia Mundial de Combate ao Mal de Alzheimer.

O Autor: Leandro Minozzo é médico nutrólogo formado pela FFFCMPA; Mestre em Educação pelo UNILASALLE, com ênfase em depressão na terceira idade; pós-graduado e com título de especialista pela Associação Brasileira de Nutrologia; pós-graduado em Geriatria e Gerontologia pela PUCRS; Membro da Associação Brasileira de Neuropsiquiatria Geriátrica. É autor dos livros Um Novo Envelhecer: Tempo de Ser Feliz e Em Busca do Sentido da Vida: A Cura da Depressão Através da Psicoeducação.

O QUÊ: lançamento e sessão de autógrafos do livro Doença de Alzheimer: como se prevenir, escrito por Leandro Minozzo (Editora AGE, 192 páginas, R$ 46,00)
QUANDO: quinta-feira, 5 de setembro, a parir das 19h.
ONDE: Livraria Cultura do Bourbon Country.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe comentário/sugestão de artigo. Ler Regras para Comentários.

Assine nossa newsletter

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner