10.3.17

Pipoca faz bem a saúde

Tudo que é bom faz mal ou engorda? Nem sempre. Pesquisadores americanos comprovaram recentemente, que… Pipoca faz bem à saúde!

E como quase toda boa notícia vem acompanhada de uma má; a descoberta não vale para a pipoca de micro-ondas por conter muita gordura e muito sal e se for sabor manteiga então, nem se fala [leia: Pipoca com manteiga pode causar Alzheimer].

E o que faz da pipoca um alimento nutritivo? A grande quantidade de fibras e antioxidantes que ficam envoltos por uma película que protege os nutrientes até o momento do estouro.

Então quais são as opções de pipoca saudáveis?

Quais pipocas fazem bem a saúde?

Pipoca faz bem a saúde
Pipoca faz bem a saúde

1. Pipoqueiras elétricas


◆ As melhores de pipocas que fazem bem a saúde feitas em pipoqueiras elétricas e as que são preparadas no micro-ondas sem óleo, pois ambas não levam óleo. Veja uma receita de pipoca sem óleo no micro-ondas no final deste post.

◆ Para saborizar as pipocas feitas em pipoqueiras elétricas (que parecem isopor), a dica é colocar um fio de azeite EXTRA-VIRGEM (pode ser um fio generoso, pois o azeite faz bem) sobre a pipoca já pronta e salpicar sal sobre elas, já que o sal só "gruda" na pipoca se tiver algum tipo de óleo.

◆ Colocar queijo ralado também é ótima sugestão, já que o queijo parmesão é o derivado de leite com mais cálcio.

◆ Use também temperinhos como orégano, tomilho, sálvia, açafrão (que ainda dá uma cor linda á pipoca e faz muito bem a saúde, etc. Usando tais temperos você ainda evitará colocar mais sal [perfeito para os hipertensos].

2. Pipoca de micro-ondas light


A segunda opção (mais prática, porém menos saudável como a mostrada acima) é a pipoca de micro-ondas natural light e sem manteiga. Mas esta deve ser consumida com moderação.

Receita de pipoca saudável


Ingredientes

  • 5 colheres de sopa (não cheias) de milho para pipoca
  • 7 colheres de sopa de água
  • 1 colher de chá rasa de sal
  • 1 colher de café bem rasa de glutamato monossódico (opcional, mas eu adoro!)
  • 1 tigela de vidro própria para micro-ondas, bem alta e com boca larga (foto acima)
  • papel filme
  • 1 palito de dentes

Como fazer a pipoca no microondas sem óleo


  1. Coloque tudo na tigela de vidro e cubra com duas folhas de papel filme (foto abaixo) cobrindo o milho de pipoca, deixando folgas em todas as beiradas para cobrir muito bem todo o diâmetro da tigela.
  2. Com o palito, faça 1 furo bem pequenos só com a ponta do palito para sair o ar durante o cozimento.
  3. Coloque a tigela no micro-ondas e ligue em potência alta. O que pode variar BASTANTE é o tempo de preparo, já que há muita diferença entre os aparelhos e até no mesmo micro, a depender do horário, pois pode haver mais ou menos demanda de energia. O tempo dentro do micro pode variar de 5 a 12 minutos. Para saber o tempo exato de acordo com o seu aparelho, na primeira vez que fizer a pipoca fique próximo ao micro e ajuste o tempo para 4 minutos. Se ao chegar próximo a esse número as pipocas ainda não tiverem estourado coloque mais 2 minutos e depois mais 2, se necessário. Complicado? Calma! Isso só será necessário na primeira vez. O resultado compensa tudo.



Dicas para uma pipoca no micro-ondas perfeita


  1. Se o papel filme não conseguir cobrir ambos os lados, coloque duas folhas.
  2. Testei várias receitas da internet, mas apenas esta deu certo e ainda assim tive que adaptar, porque quem me ensinou coloca menos água e não dá certo.

Ads
Conteúdo do Saúde com Ciência é informativo/educativo. Não exclui consulta médica Este artigo pertence ao Saúde com Ciência. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe comentário/sugestão de artigo. Ler Regras para Comentários.

Assine nossa newsletter

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner