11.11.13

Como prevenir a pneumonia?


Às vésperas do Dia Mundial de Combate à Pneumonia, em 12 de novembro, sociedades alertam para o risco da doença e importância da vacinação, e, sobretudo de como prevenir a pneumonia.

12 de novembro é o Dia Mundial de Combate à Pneumonia. Para a Pfizer, a data é uma oportunidade para incentivar mundialmente a discussão sobre a importância de como prevenir a pneumonia, um problema que apesar de grave, pode ser evitado. Para marcar a ocasião no Brasil, acontece neste final de semana, 09 e 10 de novembro, o evento City Walk, que apoia a campanha

Previna-se: encare a pneumonia de peito aberto. A atriz Regina Duarte, madrinha da campanha, estará presente.

A iniciativa, lançada por quatro importantes sociedades médicas – Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), Associação Brasileira de Imunizações (SBIm), Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) e Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), com o apoio da Pfizer, inclui ações educativas e de conscientização da população.

A pneumonia é a maior causa de morte em crianças em todo o mundo.1 No entanto, a doença não está limitada a bebês e crianças, afeta também adultos, principalmente com mais de 50 anos e portadores de asma, doença cardíaca ou outra grave condição de saúde. 2,3 Ao mesmo tempo em que a pneumonia é um importante problema de saúde pública, alguns tipos - incluindo a pneumonia pneumocócica - são evitáveis. E a vacinação é um passo fundamental para ajudar na prevenção, em conjunto com hábitos de vida saudáveis.

Entre as opções de vacinas disponíveis para prevenção da pneumonia e das demais doenças pneumocócicas está a Prevenar 13 (VPC-13) – também conhecida como vacina pneumocócica conjugada 13 valente, aprovada este ano pela Anvisa para uso em adultos acima de 50 anos. A vacina já era indicada para crianças até seis anos incompletos.

+ Sobre pneumonia


Sobre o City Walk
O City Walk acontece em São Paulo neste final de semana (9 e 10/11) no Jockey Club com diversas atividades. No sábado, entre 10h e 18h, estarão disponíveis gratuitamente diversos serviços como avaliação clínica e corporal, teste de bioimpedância, orientação nutricional e de treino, além de aulas de pilates e zumba e esclarecimento de dúvidas sobre o calendário de vacinação do adulto. No domingo, há uma caminhada esportiva, de 3,5km, com largada às 7h30, com participação da atriz Regina Duarte, madrinha da campanha.

Referências:
1. World Health Organization. Pneumonia Fact Sheet. Updated April 2013. http://www.who.int/mediacentre/factsheets/fs331/en/index.html. Accessed on October 4, 2013.
2. World Health Organization (WHO). Immunization, Vaccines and Biologicals. Pneumococcal Vaccines. April 2003. Available at http://www.who.int/vaccines/en/pneumococcus.shtml. Accessed August 26, 2011.
3. World Health Organization (WHO). 23-valent pneumococcal polysaccharide vaccine. WHO Position Paper. Wkly Epidemiol Rec. 2008;83(42):373-384.

Ads
Conteúdo do Saúde com Ciência é informativo/educativo. Não exclui consulta médica Este artigo pertence ao Saúde com Ciência. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe comentário/sugestão de artigo. Ler Regras para Comentários.

Assine nossa newsletter

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner