4.11.16

Dormir emagrece mesmo?

Quantas vezes você já ouviu alguém dizer que dormir emagrece? Mas em quantas destas vezes você prestou atenção no porquê deste efeito? Ou seja, você se ateve para uma pergunta mais objetiva: Dormir emagrece por quê? Ou então, para essa: dormir emagrece mesmo?

Bom, muitos já foram os estudos na área e parece que um destes estudos foi mais a fundo...

Dormir emagrece por quê?


Pesquisa realizada nos EUA concluiu que basta regularizar o sono para diminuir a gordura corporal e, finalmente, emagrecer. O melhor de tudo: sem que seja necessário a prática de exercícios físicos, odiada por tantos.
Dormir emagrece mesmo?
dormir emagrece


O estudo publicado no diário “American Journal of Health Promotion” analisou mulheres magras que têm padrões regulares de sono, ou seja, que têm hora certa para dormir e acordar.

Participaram 300 voluntárias com idade entre 17 e 26 anos no estudo que levou diversas semanas para ser concluído.

Quem conseguia dormir com variação de 90 minutos de diferença tinha mais gordura acumulada do que aquelas com apenas 60 minutos. Se, por exemplo, o horário de dormir é às 22 horas para mulheres que pegam no sono até às 23h ou que se deitam às 21h têm mais chance de acumular menos gordura do que as que extrapolam esse limite.

Outro ponto importante indicado na pesquisa que revelou que dormir emagrece mesmo é que dormir menos de seis horas e meia e mais de oito horas por dia têm mais relação com a quantidade de gordura acumulada. Não basta dormir sempre no mesmo horário, é preciso dormir entre seis horas e meia e oito horas diariamente para manter o corpo funcionando bem e sem guardar gordura.

No estudo, as medidas de gordura das participantes foram medidas. Elas também usaram um rastreador de movimento que registrava o quantidade de atividades realizadas, além de analisar o padrão do sono no período da noite.

O problema em dormir mal está relacionado aos hormônios, e consequentemente, tem a ver com o apetite, que pode provocar impulsos por comer mal e muito em horários impróprios, como à noite.

De acordo com o professor Bruce Bailey apagar as luzes do quarto e deitar para dormir apenas quando o sono vier. Outra dica é a prática de exercícios físicos diariamente que ajuda a regular o sono.

O que já se sabia sobre dormir emagrece e por quê?

Pesquisas anteriores da Universidade de Temple, na Filadélfia, revelaram que quando a pessoa dorme bem, regula melhor a leptina, hormônio da saciedade. Um exemplo: Crianças que dormiam melhor consumiam menos 134 calorias por dia e, consequentemente, perdiam peso.




+ Artigos como esse

  1. Remédios que induzem o sono;
  2. Dicas para vestibulando dormir melhor;
  3. Dormir 8 horas por dia diminui 80% as chances de morrer do coração.
  4. Todos artigos sobre SONO.
Ads
Conteúdo do Saúde com Ciência é informativo/educativo. Não exclui consulta médica Este artigo pertence ao Saúde com Ciência. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe comentário/sugestão de artigo. Ler Regras para Comentários.

Assine nossa newsletter

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner