27.9.16

Doenças de profissionais de TI

Como se já não fosse bastante o número de problemas enfrentados pelos profissionais de TI no dia-a-dia, seu trabalho também acarreta ou pelo menos influência alguns outros problemas que podem ser muito preocupantes, como as doenças de profissionais de TI.

Tenha uma certeza se você trabalha com TI ou esta relacionado com ela de alguma forma, seja por obrigação ou por lazer é 110% de chance de você apresentar no minimo uma das doenças mais comuns em profissionais de TI, confira:

Doenças de profissionais de TI


1 – DOR DE CABEÇA


Luz fluorescente e/ou monitores CRT, muitas vezes mal calibrados, podem gerar, em algumas pessoas, dores de cabeça, devido ao efeito flicker. Além disso a pressão do ambiente de trabalho pode piorar uma situação que já não é tão positiva.

Para evitar o problema procure ficar próximo a fontes naturais de luz. Pare de vez em quando para descansar a vista. E para as dores de cabeça por conta de pressão no trabalho, massagens relaxantes são muito eficientes.

Doenças de profissionais de TI
Doenças de profissionais de TI

2 – OBESIDADE


Muito tempo parado na frente do computador, em conjunto com uma vida sedentária, má alimentação, trabalho sobre pressão, muitas horas extras, tudo isso pode levar a obesidade. Na verdade o maior fator de risco de obesidade é a falta de exercícios físicos.

Duas a três horas de exercícios físicos pode ser bastante tempo para quem tem uma vida corrida. Algumas das soluções mais empregadas aqui seria, ir para o trabalho a pé ou de bicicleta.


3 – TROMBOSE


Quem fica muito tempo sentado, seja na frente do computador, ou dentro de um veículo, ou avião, corre o risco de desenvolver algum tipo de trombose ou embolia. Trombose nada mais é que coágulos que entopem veias das pernas (trombose) ou pulmões (embolia).

Este tipo de coágulo aparecem quando uma pessoa passa muito tempo sentado, e podem se alojar em lugares perigosos.Estudos recentes indicam que trabalhos sedentários aumentam consideravelmente o risco de trombose.A solução está em levantar regularmente, dar uma pequena caminhada pelo escritório, esticar as pernas. Aproveitando o pequeno tempo livre para evitar outros problemas também.


4 - FICAR SEM DORMIR


O ritmo de trabalho na área de TI é mais rápido que nas outras áreas. Por conta disso muitos profissionais acabam se privando de parte do sono em nome de mais horas para trabalho e/ou lazer(Eu que o diga). Um dos sintomas são as chamadas micro-sonecas, pequenos períodos de sono, e seu sintoma é facilmente percebido por conta de uma pequena sensação de sonho, alteração da realidade, por um período de tempo bem curto.

Para os casos em que o problema é o tempo de sono, basta dormir um pouco mais cedo, ou alterar os horários de trabalho, conforme possibilidade. Ainda assim existem casos em que o ambiente onde se dorme não tem sido apropriado, muito ruido, calor ou frio excessivo, ronco, parceiro roncando, choro de criança, ou o mais grave, apinéia, podem causar este tipo de sintoma. Caso seja um dos casos, recomenda-se a procura de um bom médico.

5 - LER (lesão por esforço repetitivo)


Muito comum entre operadores, digitadores e programadores, a LER costuma a atacar as mãos e braços dos trabalhadores da área de TI, a mais comum é a Síndrome de Tunel Carpal e Tendinite. Apesar disso existem estudos científico que desassociam tais doenças com o uso contínuo de computador.

Para evitar tais problemas exercícios específicos podem ser utilizados, bem como pausas para descanso durante o período de trabalho. Para algumas categorias profissionais estas pausas estão previstas em legislação específica.

6 – PROBLEMAS DE POSTURA


Dores nas costas, nos ombros, pescoço, na maioria das vezes são consequências de postura indevida, às vezes piorada devido a tensão transferida para os músculos. Para evitar estes problemas procure sentar-se corretamente, policiar-se com relação a sua postura, e além disso procure não enrijecer os músculos numa situação de tensão.

7 - PROBLEMAS DE VISÃO


Trabalhar em frente a tela do computador pode trazer diversos problemas. Devido ao tipo de concentração necessária diante de uma tela iluminada alguns problemas podem se manifestar. Para evitar qualquer tipo de problema futuro com a sua vista mantenha alguns hábitos tais como:

Não deixe de piscar – uma pessoa muito concentrada em uma tela pode, involuntariamente deixar de piscar por alguns instantes, isso resseca os olhos e pode trazer algum tipo de irritação. Policie-se para picar com regularidade, e se necessário utilize um colírio próprio para situações como esta.

Altere o foco – procure focalizar objetos distantes. Ande um pouco, vá até a janela, observe objetos a média e longa distância. Isso ajuda a exercitar a íris.

Visite seu oftalmologista – visitas regulares ao oftomologista é muito importnate para qualquer pessoa que trabalha colocando sua vista em condições extremas como quem trabalha diante de um monitor (CRT ou LCD).


Artigos relacionados:
Alergias;
Dor de Cabeça;
Postura no computador.


8 – VIROSES E INFECÇÕES


Ambiente fechado, com ar condicionado, carpete, teclados sujos, são todos vetores de gripes, resfriados, viroses e infecções. Para evitar problemas com os vírus e bactérias no ambiente de trabalho procure manter alguns hábitos simples como :

Fique em casa quando gripado;
Mantenha limpos sua mesa, teclado e mouse;
Lave bem as mãos e regularmente;
Mantenha-se hidratado.

9 - ALERGIAS


Mesmos os mais imunes a alergias, quando em contato diária com poeira, ou partículas suspensas, pode vir a desenvolver algum tipo de alergia, desde uma simples coriza até sinusite. É o caso de profissionais de manutenção, por mais bem ventilada e limpa, computadores costumam a juntar poeira em seu interior. Mais ainda quando é necessário dar manutenção em algum equipamento em um cliente.

Para evitar o problema uma simples máscara pode resolver, impedindo a respiração de partículas de poeira, principalmente ao se utilizar ar comprimido para remover o excesso de poeira. Outra opção é utilizar um pequeno aspirador, porém tenha sempre o cuidado de utilizar aspiradores apropriados, que não geram cargas eletrostáticas, para evitar danos a equipamentos sensíveis.

Ai esta caro leitor, uma lista com as 10 doenças mais comuns em profissionais de TI, deixarei aqui também um fato que me chamou bastante atenção, mas que acabou não entrando nesta lista; e aposto que você que trabalha com TI sentiu falta deste item na lista…O Estresse.

"Em 2011, a profissão de TI foi considerada a mais estressante pelo instituto de pesquisa Swns. Num outro levantamento, realizado pelo Instituto Datafolha a pedido do Sindpd, houve indicação de que as atividades do setor são cansativas. O estudo mostra que descansar é o hábito mais comum de 93% dos trabalhadores do setor nas horas vagas, sejam eles da capital ou interior e independente do nível de escolaridade".

10 - EXCESSO DE CARGA


Existem também os profissionais que TI que por um motivo ou outro precisam carregar peso, principalmente quem trabalha com infraestrutura. Para evitar problemas físicos, e doloridos, devido a estas atividades, alguns poucos, e simples, cuidados resolvem o problema:

  1. Examine bem o objeto a ser carregado. Verifique o peso e se é possível carregá-lo com firmeza.
  2. Caso não sinta seguro em carregar um objeto muito pesado, procure alternativas. Solicite ajuda, desmonte o equipamento, ou localize as ferramentas necessárias para um transporte seguro.
  3. Não estique os braços ao tentar levantar peso. Isso aumenta a carga sobre a coluna.
  4. Cuidado onde pisa, um pisão em falso com carregando peso pode causar uma lesão grave.
  5. Levante corretamente, não abaixe dobrando a coluna, e sim dobrando os joelhos. Assim é possível reduzir o esforço da coluna, mais frágil, transferindo o esforço para as pernas, mais resistentes.


Fontes:
http://galaxiabinaria.com.br/
artigonal.

Ads
Conteúdo do Saúde com Ciência é informativo/educativo. Não exclui consulta médica Este artigo pertence ao Saúde com Ciência. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe comentário/sugestão de artigo. Ler Regras para Comentários.

Assine nossa newsletter

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner