10.12.15

Telômeros e envelhecimento celular | Resveratrol e telomerase

Para um profissional da saúde como eu ou para quem se aprofundou nos estudos de biologia, a palavra telômeros (sempre no plural, pois há dois deles em cada célula) é comum, mas para quem nunca ouviu falar - ou não se recorda das aulas de biologia - esta palavra parece um palavrão. Não é o caso. Mas o que são telômeros e qual relação entre telômeros e envelhecimento?

Telômeros e envelhecimento celular


- O que são telômeros?


São estruturas relacionadas a reposição celular, ou seja, por meio destas estruturas (sequências de DNA) situadas na ponta dos cromossomos, e que permitem a integridade dos cromossomos durante a divisão celular, são os telômeros. Ou seja, os telômeros são sequências de DNA situadas em cada ponta dos cromossomos (um em cada ponta).

As figuras abaixo ilustram o telômero como sequência final do DNA de todas as células e o cromossomo com telômeros em cada ponta.


Telômeros e envelhecimento
fig. 1 -Telômeros e envelhecimento (SEQUÊNCIA DO DNA)

Telômeros e envelhecimento
fig.2 Telômeros são a parte em vermelho (CROMOSSOMO)

Para que os telômeros cumpram seu papel na divisão celular, entra em ação uma enzima chamada telomerase (o nome não é mera coincidência). Ela adiciona uma repetição de DNA nos telômeros e, assim, restaura a capacidade de multiplicação celular e retarda o envelhecimento dos tecidos.

- Telômeros e envelhecimento celular


Com o passar dos anos, após centenas de divisões celulares, a telomerase diminui sua ação de forma eficaz sobre os telômeros. Dessa forma, os mesmos se encurtam mais e mais a medida que envelhecemos. Como resultado as pontas dos cromossomos se danificam, o que pode provocar a 'morte' dos genes situados próximos aos telômeros. E quando isso ocorre com mais e mais células, até que não existam mais telômeros, nós morremos.

O envelhecimento, portanto, se associa a uma desaceleração da multiplicação celular e menor reposição das células, as quais acabam por morrer.

- Retardando a destruição dos telômeros


Fica fácil entender que, se pudermos retardar o envelhecimento e destruição da 'pontinha do cromossomo' (em vermelho na figura acima), poderemos retardar o envelhecimento de nosso corpo. Mas como fazer isso? Não há uma fórmula mágica, mas se levarmos um estilo de vida saudável controlando o excesso de stress, se alimentando de alimentos saudáveis (muitos dos quais combatem os radicais livres) e consumindo 1 copo de vinho por dia, os telômeros terão uma maior sobrevida.

► Leia também + Telomerase: A enzima anti-envelhecimento.


Resveratrol e telomerase



- Resveratrol do vinho rejuvenesce os telômeros


Pesquisas revelam que consumir alimentos ricos em resveratrol (um antioxidante do tipo polifenol encontrado nas cascas das uvas vermelhas/roxas) têm a capacidade de retardar o envelhecimento dos telômeros, estes por sua vez retardam o envelhecimento das células, e estas dos tecidos dos órgãos e consequentemente o nosso envelhecimento. O resveratrol tem a capacidade de regular o aumento da enzima telomerase (nbi).




O resveratrol é encontrado em alimentos processados como:
  • Vinho tinto
  • Suco de Uva tinto integral (feito com as cascas)
  • Uvas passa escuras
  • Uvas roxas que comemos com a casca.


Quanto consumir por dia? (um dos itens abaixo)
  • 1 copo de suco de uva integral (sem misturar com água)
  • 1 taça de vinho 
  • 10 uvas passas (esta é uma ótima opção)
  • 10 uvas 'com' casca


Para saber mais sobre envelhecimento...
  1. Exame de sangue determina época da morte
  2. Telomerase: enzima antienvelhecimento
  3. Resveratrol: um composto extraído das uvas que rejuvenesce
  4. O vinho mais saudável do mundo
  5. Benefícios do resveratrol
  6. Micotoxinas dos vinhos fazem mal
  7. Vinho tinto protege contra raios UV
  8. 1/2 copo de vinho tinto por dia prolonga a vida em 5 anos
Ads
Conteúdo do Saúde com Ciência é informativo/educativo. Não exclui consulta médica Este artigo pertence ao Saúde com Ciência. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe comentário/sugestão de artigo. Ler Regras para Comentários.

Assine nossa newsletter

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner