10.9.15

Linhaça pode fazer mal à saúde: linhaça, "Vilã ou Mocinha" para o intestino?

Há algum tempo, a semente de linhaça vem sendo apontada como um alimento benéfico. Mas você sabia que a linhaça pode fazer mal à saúde, em alguns casos?

É sabido que a farinha de linhaça é um potente alimento como boa fonte de Ômega 3, que possui muitos benefícios, inclusive para a saúde do coração.

Sua fama de facilitar o trânsito intestinal também se justifica pelo fato de a linhaça ser uma semente que ajuda na passagem do bolo fecal.

Linhaça faz mal à saúde?


Mas há algo novo que pode tornar a linhaça uma vilã na sua dieta. Mas não é necessário se alarmar. O que acontece é que em excesso a linhaça pode agredir o intestino, ou seja pode ser irritativa na parede do intestino se consumida em excesso, podendo levar a uma desagradável diarreia.

Linhaça faz mal à saúde


Ou seja, para que a linhaça seja benéfica, ela deve ser consumida em pequenas quantidades, no máximo 2 colheres de sopa por dia, e ingerida em horários diferentes.

Em pessoas com tubo digestivo sensível, para não irritar o intestino, a linhaça deve ser consumida adicionada a outros alimentos, como na preparação de pães, tapiocas (adicione à massa), na salada (prefira a farinha), misturada ao preparo do arroz e do feijão, sem prejuízo do sabor do alimento.




Lembre-se de que é sempre melhor consumir a linhaça sob a forma de farinha, para ser melhor absorvida pelo organismo. O consumo sob a forma de sementes inteiras só é eficiente para facilitar o trânsito intestinal.

+ artigos sobre linhaça

  1. Macarrão com óleo de linhaça;
  2. Linhaça dourada e marrom: qual a diferença?;
  3. Óleo de linhaça ou de peixe, qual melhor para saúde?;
  4. Como fazer farinha de linhaça.
Ads
Conteúdo do Saúde com Ciência é informativo/educativo. Não exclui consulta médica Este artigo pertence ao Saúde com Ciência. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe comentário/sugestão de artigo. Ler Regras para Comentários.

Assine nossa newsletter

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner