20.6.14

Frutas vermelhas: para a saúde do coração, para um corpo mais saudável

Elas são deliciosas, possuem aroma inebriante e uma cor demasiadamente atraente: trata-se das frutas vermelhas. A ciência constantemente volta os olhos para as propriedades desses alimentos e não é à toa.

Frutas vermelhas: para a saúde do coração, para um corpo mais saudável


Um estudo recente compartilhado no Encontro Nacional da Sociedade Química dos EUA mostrou que as frutas açaí, morango e mirtilo teriam o poder de renovar as células cerebrais e de ativar o mecanismo de defesa do cérebro contra substâncias nocivas, o que consequentemente traria benefícios sobre a capacidade do órgão de memorização.

Mas muitas outras frutas vermelhas integram o grupo de alimentos funcionais assim como a cereja, ameixa, melancia, morango, acerola, entre tantas outras. Em sua maioria as frutas vermelhas são ricas em vitamina C, essa vitamina é importante para o bom funcionamento do metabolismo tornando-o mais apto para a queima de gorduras, o que torna essas frutas altamente recomendadas em casos de dietas de emagrecimento.

+ Benefícios do mirtilo (blueberry).

Frutas vermelhas: para a saúde do coração, para um corpo mais saudável
mirtilos (blueberry)


A vitamina C também atua como antioxidante, aumenta a capacidade de defesa do sistema imunológico e ajuda na inibição do processo de formação dos temidos radicais livres, que agridem as células, abrem portas para o surgimento de doenças, além de causarem o envelhecimento precoce da pele.

Os benefícios ainda não acabaram, as frutas vermelhas em particular além da presença da vitamina C, possuem outros tipos de antioxidantes em sua composição.

A melancia, por exemplo, é rica em um antioxidante conhecido como licopeno, também encontrado em abundância no tomate, essa substância atua principalmente contra o surgimento de doenças cancerígenas, com ênfase no câncer de próstata.

A acerola é uma das frutas campeãs em quantidade de vitamina C, uma única unidade pode conferir ao organismo o equivalente a 150 mg da vitamina. Vale ressaltar que a vitamina C é importante para a absorção do ferro, o que quer dizer que se um alimento rico em ferro como é o caso do fígado bovino for consumido aliado a um copo de suco natural de acerola, por exemplo, o organismo humano é capaz de receber uma alta carga de dois importantes nutrientes.

O morango, uma das frutas mais queridas, inclusive pelas crianças, é rico em água e no mineral potássio, possui alto poder diurético e auxilia até mesmo no alívio da sensação de inchaço que incomoda tantas pessoas. É rico em antocianinas, antioxidantes importantes para a prevenção de doenças cardiovasculares. Aliás, vale lembrar que a funcionalidade mais reverenciada das frutas vermelhas é a de prevenir e atuar no tratamento de doenças cardiovasculares, por isso são altamente recomendadas na dieta daqueles que sofrem de problemas do coração.

A cereja fresca é altamente diurética, além de possuir as propriedades comumente encontradas nas frutas vermelhas, como a riqueza no mineral potássio, vitamina C a até mesmo doses consideráveis de ferro.

+ sobre a cereja.

Essas frutas podem ser exploradas por meio de sucos naturais, em vitaminas, em sobremesas saudáveis, podem ser adicionadas ao iogurte, consumidas junto a cereais etc., a criatividade pode e deve ser amplamente explorada.

Não deixe de consumir essas deliciosas frutas no seu dia a dia, invista em saúde, invista em antioxidantes, a saúde do seu coração agradece.

Texto de Daiana Barasa (Jornalista)
Revisão do conteúdo técnico: Renata Fraia (Farmacêutica Bioquímica e Jornalista)

Grupo Sare: www.saredrogarias.com.br

Ads
Conteúdo do Saúde com Ciência é informativo/educativo. Não exclui consulta médica Este artigo pertence ao Saúde com Ciência. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.

Um comentário:


  1. Uma das maiores dificuldades é na preparação saudavel do açai, teria receitas de consumo desta alimento.

    ResponderExcluir

Deixe comentário/sugestão de artigo. Ler Regras para Comentários.

Assine nossa newsletter

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner