14.10.14

Alimentação e câncer de intestino: alimentos que previnem e que causam câncer de intestino e do aparelho digestório

A pauta alimentação e câncer de intestino nunca foi tão atual. Cancerologista aponta quais os alimentos que favorecem o surgimento da doença.

Embora muitos tipos de câncer estejam associados à herança genética, é sabido que manter hábitos saudáveis pode evitar a deflagração do câncer. A relação entre má alimentação e câncer de intestino e de todo aparelho digestório é observada por vários especialistas.

Alimentação e câncer de intestino e de todo aparelho digestório
Alimentação e câncer de intestino e de todo aparelho digestório

Alimentos que podem causar* câncer de intestino

(e/ou boca, faringe, esôfago, estômago, ainda, intestino delgado, intestino grosso, reto e ânus)
*deflagrar/impulsionar/precipitar.

Frituras, embutidos, carnes vermelhas (sobretudo as gordas) e processadas podem impulsionar o câncer de intestino e a doença em qualquer parte do aparelho digestório.

   + Leia também:Câncer de pâncreas: tudo sobre esse câncer agressivo

Alimentos que podem prevenir câncer de intestino


Uma dieta rica em frutas, vegetais, hortaliças e leguminosas é uma forte aliada na prevenção do câncer de intestino e de todo aparelho digestório.


Entrevista

Dr. Robson Moura, presidente da Sociedade Brasileira de Nutrição Parenteral e Enteral e da Sociedade Brasileira de Cancerologia, nos concedeu uma entrevista sobre o assunto alimentação e câncer de intestino e todo aparelho digestório.

Quais são alimentos que favorecem o aparecimento do câncer de intestino e dos demais órgãos do aparelho digestório?


Entre os principais alimentos que favorecem o surgimento da doença destacam-se carnes conservadas em sal, carnes vermelhas e processadas, frituras, além do cardápio do segmento de fast food de forma geral.


   + Leia também: Vacina contra câncer: 90% de eficácia

Quais alimentos podem evitar que o câncer apareça?


A prevenção do câncer está ao alcance de todos. É fundamental que as pessoas incorporem à alimentação diária o consumo de frutas, hortaliças, cebola e alimentos ricos em fibras

Alimentação e câncer de intestino e de todo aparelho digestório

Quais os outros fatores externos que influenciam o desenvolvimento do câncer de intestino?


Ainda entre os vilões do câncer (de todos os tipos, na verdade) figuram também o tabagismo, bebida alcoólica e, em menor proporção, a hereditariedade.

   + Leia também: Planos de saúde deverão oferecer medicamentos orais para tratar câncer em casa

Estudos científicos sobre câncer de intestino


Inúmeros estudos científicos nacionais e internacionais apontam que a alimentação está diretamente relacionada ao aumento da incidência de câncer de intestino.

"A prevenção do câncer está ao alcance de todos. É fundamental que as pessoas incorporem à alimentação diária o consumo de frutas, hortaliças, cebola e alimentos ricos em fibras".

Fonte: Dr. Robson Moura, presidente da Sociedade Brasileira de Nutrição Parenteral e Enteral e da Sociedade Brasileira de Cancerologia.
Ads
Conteúdo do Saúde com Ciência é informativo/educativo. Não exclui consulta médica Este artigo pertence ao Saúde com Ciência. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe comentário/sugestão de artigo. Ler Regras para Comentários.

Assine nossa newsletter

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner