18.5.16

Benefícios do Emagrecimento Saudável e a Alimentação Natural


Olá, neste nesse primeiro artigo para o Portal Saúde com Ciência eu quero conversar com você sobre os benefícios do emagrecimento saudável. “Como assim Dr. Rocha?”

Sim, existe o emagrecimento saudável e o emagrecimento NÃO saudável. E infelizmente o
NÃO saudável é o que fazemos “praticamente” todos os dias, ao comer alimentos light ou diet, dentre outros alimentos industrializados.

Benefícios do Emagrecimento Saudável e a A Alimentação Natural
Benefícios do Emagrecimento Saudável e a Alimentação Natural

E nesse post eu vou te mostrar alguns benefícios do emagrecimento saudável e definitivo que a alimentação natural, junto a uma reeducação trará para a sua saúde em pouco tempo. Num outro artigo eu falarei sobre alguns desses alimentos tão importantes.

Mas antes disso, deixa eu rapidamente me apresentar: Sou Dr. Rocha, sou médico, pesquisador e trabalho na área de nutrição e emagrecimento há vários anos. Eu passei um bom tempo seguindo as recomendações médicas do que chamo de dietas tradicionais que dizem que pra você emagrecer você tem que comer menos e ainda por cima fazer mais exercícios.


NÃO CAIA DA CADEIRA

Você pode ficar um pouquinho espantada, mas essa é a grande verdade. As dietas tradicionais que você provavelmente fazia até agora, são as chamadas dietas hipocalóricas (onde você corta calorias).

Isso gerava uma situação muito desagradável no consultório médico. Eu atendia as pacientes que seguiam esse tipo de dieta e isso só causava frustrações, pois elas perdiam pouco peso e algumas semanas depois ganhavam tudo novamente e mais um pouco, o conhecido e temido efeito sanfona (dá calafrios só de escrever essa palavra).

Foi a partir daí que vi que havia algo de errado e resolvi estudar e pesquisar uma abordagem que fosse diferente disso. Descobri através de estudo de alto nível de evidência científica (das maiores Universidades do mundo) que esse tipo de dietas tradicionais causavam uma danificação no metabolismo, inflamação no corpo e só geravam frustração, ansiedade e desânimo. Em muitos casos até depressão.

Resolvi nadar contra a corrente, e fui me aprofundar em pesquisas fora do país, em busca de um caminho para um emagrecimento saudável e definitivo. Logo, ficou ESCANCARADO, a ineficácia das dietas tradicionais ou hipocalóricas, e tratei logo de mudar isso. Logo, tratei de  modificar o que eu recomendava e como eu tratava a questão da alimentação, hormônios e genética do corpo humano.

E as mudanças foram surpreendentes. Constatei isso em pouco tempo após usá-la em consultório. Essa nova abordagem me trouxe muita alegria e realização pessoal, pois as pacientes passaram a emagrecer e permanecerem magras, sem contar calorias, sem sofrimento, recuperando a autoestima e ainda colhendo uma série de outros benefícios dos alimentos saudáveis.

No próximo post falarei mais sobre como a nova ciência (ensinada em universidades como MIT, Havard e etc) ensina sobre o emagrecimento verdadeiro. Mas nesse post vou falar sobre alguns dos benefícios dessa nova abordagem.

BENEFÍCIOS DO EMAGRECIMENTO SAUDÁVEL


Além do benefício que já falei que é o de emagrecer e permanecer magra de forma saudável, vou falar agora sobre alguns outros benefícios:

1. Diminuição importante dos riscos de diabetes


A dura realidade é que vivemos uma epidemia de diabetes no Brasil. A diabetes causa uma série de complicações (infarto, amputações, dentre outras) que podem e devem ser evitadas com uma alimentação excelente. Para quem já é diabético, há uma melhora importante e em muitos casos a diminuição da medicação.

Lembrar que essas complicações de diabetes (amputações, cegueira, infartos e outras) estão entre as causas "de morte natural" (na verdade evitáveis) que mais matam no Brasil e no mundo.

2. Melhora do colesterol e suas frações


Há uma melhora importante e em pouco tempo (cerca de trinta dias) nos níveis de HDL que aumentam (considerado por muitos como bom colesterol) e uma diminuição no LDL (especialmente os maléficos, que são os de menor tamanho), além da diminuição dos triglicerídeos, o que contribui para uma melhor regulação do corpo (os hormônios ficam funcionando de forma correta) e prevenindo contra diversos problemas futuros (exemplo derrames cerebrais).

3. Diminuição da pressão arterial


Você sabe que pressão alta mata. Causa diversas complicações como por exemplo aumento de risco de infartos e derrames cerebrais. Uma alimentação natural, proposta pela boa ciência, irá promover uma perda de peso e também uma diminuição na pressão arterial.

Eu tenho ótimas experiências de pacientes hipertensos que reduziram a medicação de forma drástica. Alguns até tiveram sua medicação retirada, pois a pressão normalizou! Logo, podemos dizer que essa abordagem é também terapêutica (trata doenças).

4. Controle da fome


Esse é um grande benefício. Eu sei do sofrimento dos meus pacientes que passam fome com diversas dietas, o que é muito desanimador. Mas vai esta ótima notícia: você não vai mais passar fome. :-)

5. Aumento dos níveis de energia e disposição


Frequentemente ouço relatos de pacientes que dizem, ao optarem por uma alimentação natural e inteligente, que já acordam com muita energia e disposição e que antes viviam desanimados, sem energia.

6. Fortalecimento do sistema imunológico (de defesa) do corpo


Isso significa que diminuirão muito as chances de você contrair resfriados, infecções de pele,

garganta, dentre outras. E muitos outros. Eu poderia fazer até um livro aqui, citando e comentando os benefícios de uma alimentação natural e inteligente, baseado na boa ciência. Mas para não deixar o artigo muito extenso eu vou ficando por aqui e falarei em outra oportunidade.

Te desejo MUITA saúde, um forte abraço e até a próxima oportunidade, onde vou te mostrar alguns desses alimentos tão importantes.

Dr Rocha
Ads
Conteúdo do Saúde com Ciência é informativo/educativo. Não exclui consulta médica Este artigo pertence ao Saúde com Ciência. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe comentário/sugestão de artigo. Ler Regras para Comentários.

Assine nossa newsletter

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner