4.2.15

Dia Mundial de Combate ao Câncer: alimentos que previnem o câncer

No Dia Mundial de Combate ao Câncer, especialista dá dicas que previnem e auxiliam no combate ao câncer, com data de conscientização em 4 de fevereiro.

Hoje, 4 de fevereiro, a OMS conscientiza o Dia Mundial do Câncer, ou melhor, o dia mundial de combate ao câncer. A instituição alerta para o número crescente dos casos da doença, ressaltando que cada vez mais o foco da comunidade médica e da população deve estar na prevenção e no diagnóstico precoce.

Dia Mundial de Combate ao Câncer: alimentos que previnem o câncer
Dia Mundial de Combate ao Câncer: alimentos que previnem o câncer


Dia Mundial de Combate ao Câncer: alimentos que previnem o câncer


Segundo o médico endocrinologista e especialista em nutrologia Mohamad Barakat, consumir os alimentos certos pode ser uma das chaves para prevenir e até combater a doença.

“Quem procura um forte aliado na luta contra o câncer pode encontrar apoio em alimentos simples, presentes no cotidiano, como o açafrão. A especiaria tem em sua raiz um componente anticancerígeno conhecido como curcumina, que representa até 5% do tempero que conhecemos”, conta Barakat.

O especialista explica que o pó amarelo possui ações cicatrizante e anti-inflamatória conhecidas há mais de cinco mil anos pela medicina tradicional indiana. Entretanto, pesquisas recentes identificaram a curcumina como um poderoso fitoquímico, capaz de impedir o crescimento das células cancerígenas e provocar a morte celular que consequentemente aniquila o tumor.

“Ela pode suprimir a proliferação de vários tipos de células tumorais de mama, cólon, próstata, pele etc. A curcumina basicamente faz o que chamamos de ‘apoptose’ nas células malignas, um modo discreto de as células morrerem sem causar inflamação em nosso corpo”, afirma o especialista.

Alimentação durante o tratamento contra o câncer


Os alimentos certos ainda podem servir de aliados para quem já enfrenta a doença. Como lembra o médico, a quimioterapia traz ao paciente efeitos colaterais em intensidades que chegam a provocar dificuldades na alimentação e falta de apetite. O Instituto Nacional de Câncer (Inca) lista sintomas como boca seca, vômitos, náuseas e fraqueza muscular. Com o avanço do tratamento e dependendo do tipo de câncer, também são comuns baixa imunidade, inflamação hemorrágica e na mucosa bucal.

Alimentos indicados no combate ao câncer


Consumir: Suco de maçã com limão e hortelã ou doce de banana com cravo e canela, receitas para combater a ausência ou alteração do paladar, assim como a dor ao engolir. Entre os pratos salgados, sugestões como rocambole de fubá e almôndega de aveia, que melhoram sintomas como intestino preso, diarreia e vômitos.

“A melhor dica é que um nutricionista seja procurado para que possa haver um acompanhamento adequado, com uma dieta que proporcione à pessoa tudo o que ela precisa sem prejudicá-la por conta desses sintomas”, finaliza.

Alimentos que devemos evitar para prevenir o câncer


Outra dica importante é evitar alimentos ácidos, mantendo uma dieta alcalina. Uma alimentação ácida, explica Barakat, gera um ambiente ácido no organismo, um cenário oportuno para o desenvolvimento do câncer.

“A lista de alimentos ácidos é extensa. Segundo o médico, todos eles acidificam o nosso organismo":

Evitar: Aspargos, cevada, trigo, manteiga, castanhas de caju, cereais, frango, chocolate, moluscos, óleo de fígado de bacalhau, queijo curado, farinha de milho, ervilha, caranguejo, ovos, farinha branca, avelãs, nozes de nogueira, canjica, mel, carne de cordeiro, lentilhas, lagosta, macarrão, margarina, xarope, mariscos, cogumelos, aveia, amendoim, romã, arroz, nabo, centeio, carboidratos refinados, alimentos industrializados, açúcares em geral e principalmente refrigerantes. Todos eles acidificam o nosso organismo.

Ads
Conteúdo do Saúde com Ciência é informativo/educativo. Não exclui consulta médica Este artigo pertence ao Saúde com Ciência. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe comentário/sugestão de artigo. Ler Regras para Comentários.

Assine nossa newsletter

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner