15.6.15

Diga 33! Por que os médicos pedem para falar 33?

Por que os médicos pedem para falar 33, o famoso "Diga 33".


É cada vez menos comum ouvir algum médico pedir: "Diga 33". É que a prática era comum quando os médicos usavam apenas os dedos e o ouvido ou um estetoscópio de madeira (que parecia um grande canudo) encostado no peito e a outra parte no ouvido. Atualmente, os estetoscópios transmitem o som ao ouvido de maneira bem mais audível e, no máximo, os médicos pedem para respirar profundamente.

Diga 33! Por que os médicos pedem pra alar 33

Mas por que os médicos pediam para falar 33?


Na verdade eles pediam para o paciente dizer 33 três vezes, ou seja, "trinta e três, trinta e três, trinta e três", para que o médico percebesse as vibrações sonoras através da sua palma da mão no tórax do paciente. A técnica é chamada de pesquisa do "tactile vocal fremitus examination" O som do trinta e três reverbera nos pulmões e nos brônquios.

Leia também: Curiosidades de Saúde: por que quando estralamos os dedos faz barulho?

Por curiosidade, os números se diferem de língua para língua. Em inglês, por exemplo, a mesma técnica de exame, o paciente diz "ninety-nine, ninety-nine, ninety-nine" (99).

Já no idioma espanhol são 2 os números que podem ser repetidos por três vezes: "treinta-y-tres" (33) ou "cuarenta-y-cuatro" (44).

Leia também: Quantas bactérias tem no intestino?

A diferença entre os números nas três línguas se deve à qualidade da ressonância das palavras nos diferentes idiomas, ou seja, "trinta-e-três" em português produz uma vibração sonora equivalente ao "ninety-nine" em inglês e aos "treinta-y-tres" ou "cuarenta-y-cuatro" em espanhol.




É cada vez mais raro ver um médico pedir que o paciente diga 33, se isso acontecer, considere trocar de médico. Entretanto, se você for médico ou outro profissional de saúde e precisar prestar um socorro imediato em um local em que não haja um estetoscópio poderá se valer da técnica "tactile vocal fremitus examination" e fale para a pessoa: diga 33!

Pontos onde se deve colocar o estetoscópio:

Diga 33! Por que os médicos pedem para falar 33
Diga 33! foto: www.studyblue.com

Ads
Conteúdo do Saúde com Ciência é informativo/educativo. Não exclui consulta médica Este artigo pertence ao Saúde com Ciência. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.

Um comentário:

Deixe comentário/sugestão de artigo. Ler Regras para Comentários.

Assine nossa newsletter

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner