18.8.16

Comer proteínas de manhã ajuda a emagrecer

Comer proteínas de manhã emagrece mesmo, ou é bobagem? Ou o que mais precisamos de manhã é de alimentos ricos em energia (carboidratos) pra aguentar mais o pique e comer menos durante o dia? Vamos descobrir juntos?



Um café da manhã rico em proteínas ajuda a emagrecer mesmo



É o que concluiu uma pesquisa feita na Universidade do Missouri, nos Estados Unidos. Segundo o estudo, comer proteínas como ovos, leite ou derivados e também carne magra no café da manhã - pasmem! - É capaz de reduzir o consumo de nada mais nada menos do que o número bastante expressivo de 400 calorias durante o dia.

A primeira refeição do dia, se for superproteica ajuda não apenas a perder peso, como o controlar, e mais, comer proteína de manhã ainda melhora o controle do glicêmico no sangue. A pesquisa reveladora foi publicada recentemente na revista científica International Journal of Obesity.

Leia também: Dieta do Ovo: Comer ovos cozidos emagrece.


Como foi o estudo que revelou que comer proteínas de manhã emagrece


Participaram da pesquisa 28 pessoas com sobrepeso e que não tinham como hábito tomar café da manhã. Os jovens foram agrupados de três formas durante três meses.:
  1. o primeiro grupo manteve o hábito de pular a refeição 
  2. o segundo passou a tomar o café da manhã tradicional, com cerca de 13 g de proteína.  
  3. o terceiro deveria fazer uma refeição superproteica (com cerca de 35 g da substância). 

Leia também: Dieta de Desintoxicação.


Resultado provou que uma dieta superproteica pela manhã emagrece


O grupo que passou a tomar um café da manhã rico em proteínas consumiu menos calorias durante o decorrer do dia. O nível de glicose do terceiro grupo ficou mais estável ao longo do dia.

Fonte: harpersbazaar


Comentário Saúde com Ciência sobre uma dieta proteica pela manhã


A digestão da proteína é muito mais lenta do que a do carboidrato, então, ela tende a durar mais horas o que faz com que a pessoa tenha menos vontade de comer durante o restante do dia. Além disso, o índice glicêmico dos carboidratos é muito superior ao da proteína (que nem glicose tem). Assim, se pensarmos que pela manhã o corpo "quer" te fornecer muita energia porque entende que é disso que você precisa par aguentar o pique "ele" vai 'pegar' todo carboidrato ingerido de manhã e o transformar em combustível (açúcar livre no sangue) rapidamente e mais rapidamente também será sua fome, ou seja, vontade de comer de novo. Mas se o organismo estiver "ocupado" na digestão da proteína, você demorará mais pra sentir fome.

Quais as melhores proteínas para consumir pela manhã?


Comer proteínas de manhã ajuda a emagrecer
Comer proteínas de manhã ajuda a emagrecer

Ovos: Prefira os cozidos e pochê. Evite os fritos. Muitas pessoas fazem omeletes de clara (há empresas que vendem albumina - proteína da clara do ovo - em embalagem longa vida. Muito mais prático.






Carne: É estranho comer carne pela manhã? Nem tanto. As melhores delas são o peito de frango desfiado e o peito de peru (desfiado ou em fatias). Evite mortadela, salame, presunto gordo e bacon, porque são muito gordurosos. Embutidos como a salsicha também são desaconselhados. Não gosta de carne de aves? Que tal uma carne vermelha desfiada (como a carne louca que sobrou de ontem)? Mas neste caso só vale a carne magra, hein?

Leia também: Dicas de como ganhar mais massa muscular.

Laticínios: Leite, queijos, requeijão e iogurte. Taí uma vasta oferta de proteínas. Cuidado com a lactose. Quem não digere bem esse açúcar do leite deve evitá-lo, já que se sentirá pesado e com vários outros sintomas desagradáveis durante o dia. A boa notícia é que já há no mercado vários produtos lácteos sem ou com baixa lactose. Além disso, prefira as versões desnatadas, sempre. E a manteiga? Ela é riquíssima em colesterol, apesar de ser rica em proteínas; mas é melhor evitá-la. Prefira o requeijão ou a margarina sem gordura trans, que alguns preferem chamar de creme vegetal (o que dá - obviamente - no mesmo).

Comer proteínas de manhã ajuda a emagrecer
Comer proteínas de manhã ajuda a emagrecer


No café da manhã consuma proteínas + carboidratos de absorção lenta


Sei que vocês comerão ao menos um tipo de carboidrato pela manhã, acompanhando a proteína. SEMPRE prefira os carboidratos em verão integral (como o pão integral ou pão preto), porque têm menos índice glicêmico, ou seja, demorarão mais tempo pra virar glicose em seu sangue. Isso fará com que sua fome demore mais a aparecer. ;-) ♥ 

Renata Fraia (farmacêutica do Saúde com Ciência)

Artigos relacionados:
Lanches saudáveis: dicas para fazer lanches saudáveis
Dieta do Ovo: Comer ovos cozidos emagrece
Dicas de como ganhar mais massa muscular
Ads
Conteúdo do Saúde com Ciência é informativo/educativo. Não exclui consulta médica Este artigo pertence ao Saúde com Ciência. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe comentário/sugestão de artigo. Ler Regras para Comentários.

Assine nossa newsletter

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner