29.6.16

Embolia pulmonar: Sintomas, causas e tratamentos

Entenda o que é embolia pulmonar, seus sintomas, causas e tratamentos. Ou seja, leia tudo sobre embolia pulmonar.

Embolia pulmonar, o que é


Embolia pulmonar é de maneira sucinta, o bloqueio de uma ou mais artérias dos pulmões por causas variadas, em geral coágulos de sangue originados por uma trombose, os quais são chamados êmbolos.

Embolia pulmonar: Sintomas, causas e tratamentos
Embolia pulmonar: Sintomas, causas e tratamentos

Embolia pulmonar, sintomas


As embolias pulmonares podem ser classificadas em maiores ou menores.

Embolia maior - Se caracteriza pela migração para os pulmões de coágulos grandes. As artérias maiores são obstruídas e os sintomas são:
  • Ansiedade
  • Sudorese
  • Queda abrupta de pressão arterial (hipotensão repentina)
  • Súbita e intensa falta de ar
  • Taquicardia (> 100 bpm)
  • Sensação de morte iminente
  • Desmaio


Embolia menor - Nesse caso, como o próprio nome já diz, os coágulos se fixam em artérias menores e mais próximas da pleura. Os sintomas da embolia pulmonar menor são:

  • Dor ao respirar
  • Repentina falta de ar
  • Escarro sanguinolento

Embolia pulmonar - causas


A embolia pulmonar é causada geralmente pela presença um coágulo de sangue em uma artéria, que bloqueia a passagem de sangue. Esse coágulo é geralmente proveniente de veias da perna, da coxa (principalmente) ou da pélvis (área dos quadris). O nome desse coágulo é trombose venosa profunda (TVP). O coágulo TVP se solta e se desloca para os pulmões.

Também são causas da embolia, embora menos comuns, bolhas de ar, líquido amniótico, gotículas de gordura, células cancerosas ou mesmo parasitas.

Embolia pulmonar - tratamentos





A busca rápida por tratamento da embolia pulmonar é essencial para se evitar complicações. O tratamento da embolia pulmonar pode ser feito via medicamentos, como anticoagulantes e trombolíticos, usados para dissolver coágulos sanguíneos.

Se os medicamentos não funcionarem pode ser feita uma cirurgia para remover o coágulo de sangue ou para introduzir um cateter que funcionará como um filtro impedindo a passagem do coágulo para o pulmão.
Ads
Conteúdo do Saúde com Ciência é informativo/educativo. Não exclui consulta médica Este artigo pertence ao Saúde com Ciência. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe comentário/sugestão de artigo. Ler Regras para Comentários.

Assine nossa newsletter

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner