14.9.15

'Vacina' contra a AIDS pode estar a caminho

Surge uma nova esperança de ser finalmente desenvolvida uma vacina contra a Aids.

Seu nome é Truvada, medicamento antirretroviral que foi desenvolvido pela Gilead Sciences em Foster City, na Califórnia, utilizado para a proteção contra o vírus HIV, que causa a Aids, ou seja, o Truvada pode ser considerado - ou abrir portas para - como uma promissora “vacina” contra a Aids.

Vacina contra a AIDS pode estar a caminho
Vacina contra a AIDS pode estar a caminho


O novo medicamento para Aids vem sendo estudado há pelo menos 5 anos, quando surgiram os primeiros resultados positivos para tratar portadores do vírus HIV. Desde então, o Saúde com Ciência vem publicando o avanço com relação aos estudos com o medicamento. Os artigos sobre o Truvada publicados foram:




Como foi o estudo com o medicamento Truvada

Os pesquisadores observaram 657 homens gays ou bissexuais que tomavam o remédio há dois anos e meio e de acordo com o estudo, essas pessoas tinham altas taxas de infecções sexualmente transmissíveis.

Não foi detectada qualquer infecção pelo HIV entre os participantes deste grupo. O autor do estudo, Jonathan E. Volk, em entrevista ao New York Times, disse que a pílula funciona mesmo em uma população de alto risco.




O medicamento Truvada se mostrou muito eficaz nos testes na África Oriental, reduzindo a incidência da doença em 75% em pessoas com parceiros infectados. Em outra ocasião nos EUA, o truvada já havia sido avaliado por um teste feito em homens que se relacionam sexualmente com o mesmo sexo, a redução da doença foi de 44%.

Considerações sobre o estudo do Truvada em humanos

Vale lembrar que o estudo, como foi observacional, não é considerado rigoroso. Exames de sangue não foram realizados nos participantes para verificação se estavam realmente tomando a pílula truvada com regularidade, pois sua eficácia no combate a infecções só é comprovada se os pacientes tomarem pelo menos a maioria das pílulas.

Fonte: Revista Exame

Ads
Conteúdo do Saúde com Ciência é informativo/educativo. Não exclui consulta médica Este artigo pertence ao Saúde com Ciência. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.

2 comentários:

  1. O truvada não é uma vacina e, sim, um mdicamento usado na PrEP. Profilaxia Pré Exposição e nõ garante a quem o tome asegurnça de não contrair HIV. Melhor vo^einfrmr-se melhor antes de publicar besteiras que podem levara uma falsa sensação de segurança com relação à epidemia HIV AIDS. quer saber mais a rspeito, clique no link abaixo http://soropositivo.org/category/prep-2/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá soropositivo. De fato, sua informação é verdadeira e concordo plenamente, tanto que logo no primeiro parágrafo já coloquei a palavra "vacina" entre aspas, pra dizer que ela protegeu alguns grupos de risco. Me senti à vontade pra escrever dessa maneira, pois foi assim que os grandes sites e jornais (como Exame e G1) se referiram: "vacina" e não vacina. No entanto, seu comentário é suuuuper pertinente pois só vem a reforçar as aspas que coloquei no texto. Além do mais, a expressão "pode estar a caminho" representa uma esperança de... e não uma certeza absoluta por ora. E apenas por ser pertinente publiquei seu comentário, já que como contém um link, ele (o comentário) poderia ser interpretado como spam pelo Google. Um abraço, Renata

      Excluir

Deixe comentário/sugestão de artigo. Ler Regras para Comentários.

Assine nossa newsletter

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner