16.9.16

Chocolate amargo previne cáries mesmo?

Propriedade anticariogênica presente no cacau parece evitar mal causado para a saúde bucal.

Que o chocolate é delicioso e possui diversos benefícios para a saúde e bem-estar (sobretudo se for meio amargo ou amargo), todo mundo já sabe. Mas além de todas essas qualidades, ele tem outra propriedade muito importante e curiosa: chocolate amargo é anticariogênico. Isso quer dizer que ele previne o aparecimento de cáries.

Apesar de sua composição conter açúcar (quanto mais amargo menos açúcar), um dos maiores responsáveis pelo desenvolvimento da cárie, o chocolate possui flavonoides benéficos que inibem sua ocorrência.

A substância chamada teobromina, presente em maior quantidade no chocolate com teor de 80% de cacau, elimina o Streptococcus mutans, bactéria encontrada na cavidade oral, que contribui para a cárie dentária.


“A teobromina é responsável pelo sabor amargo presente no chocolate preto e, por ser encontrada em grande quantidade, essa propriedade acaba sendo eficaz na prevenção da cárie bucal”; 

Explica a Dra. Vanderli Marchiori, nutricionista da ABICAB (Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados).

>>Leia também:  A hora certa de comer chocolate.

Outro ponto lembrado pela nutricionista é sobre o consumo do chocolate em conjunto com outros alimentos.

“Para que a teobromina faça algum efeito e elimine a bactéria presente na boca, o chocolate deve ser consumido sozinho, caso contrário, a cárie pode ocorrer”, afirma a nutricionista, que ainda lembra que o chocolate não substitui a escova de dente.

fonte: ABICAB
Ads
Conteúdo do Saúde com Ciência é informativo/educativo. Não exclui consulta médica Este artigo pertence ao Saúde com Ciência. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe comentário/sugestão de artigo. Ler Regras para Comentários.

Assine nossa newsletter

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner