17.11.15

Beneficios da aveia para saúde

Conheça todos os principais benefícios da aveia para saúde obtidos com a inclusão da aveia na alimentação.

Além de extremamente palatável e muito versátil, pela facilidade de ser acrescentada em receitas devido a suas várias formas de apresentação (farinha, flocos grandes ou finos e farelo), os vários benefícios da aveia para saúde a tornam um supergrão, um um super alimento.

BENEFÍCIOS DA AVEIA PARA SAÚDE



1. Benefícios da aveia como poderoso antioxidante contra radicais livres: A aveia é o único cereal na natureza que contém avenantramidas, um antioxidante que ajuda a combater os radicais livres, auxiliando na desaceleração do envelhecimento precoce, contando também com função anti-inflamatória. O elemento age em conjunto com outros compostos fenólipos presentes na casca, como ácidos ferúlicos, caféicos e fíticos.

"As avenantramidas apresentam comprovada atividade antioxidante in vitro e in vivo. Estes polifenois também têm outras funções como ação anti-inflamatória e antiproliferativa, o que sugere proteção adicional contra doenças coronárias, câncer de cólon, e irritação da pele, diz o estudo 'Potential health benefits of avenanthramides of oats' ".

2. Benefícios da aveia para o bem estar físico e mental: O consumo diário de aminoácidos, como triptofano e metionina, é essencial, pois eles estão relacionados com a melhora do sono e humor. Esses aminoácidos não são produzidos pelo corpo, sendo necessário obtê-los através da alimentação. Ao contrário da maioria dos grãos, a aveia apresenta boa concentração desses nutrientes.

Beneficios da aveia para saude
Beneficios da aveia para saúde


3. Benefícios da aveia para manter o peso ou emagrecer - Potencial de saciedade: Graças à grande quantidade de Beta-glucanas (uma fibra solúvel), sempre que ingerida, a aveia contribui para controlar a glicemia e proporciona uma sensação de saciedade maior do que outros cereais com menor teor de fibras solúveis, ajudando no controle do peso.

► Leia também: Beta Glucana fibra da aveia: Benefícios.


4. Benefícios da aveia na função intestinal: Ingerindo duas colheres de sopa de aveia diariamente, as pessoas consomem o equivalente a 12% das fibras necessárias no dia. O hábito de consumir o supergrão, rico em fibras Beta-glucana, auxilia na função intestinal, proporcionando assim mais leveza e disposição para as tarefas do dia a dia.


5. Benefícios da aveia para o coração (reduz o colesterol): Para a prevenção de doenças cardiovasculares, a FDA e a ANVISA recomendam uma dose diária de três gramas de fibra Beta-glucana (que já vimos estar presentes na aveia), que podem ser obtidas com a ingestão de 40 gramas de aveia Oat Bran, o que equivale a aproximadamente quatro colheres de sopa de aveia por dia.

► Leia também: 11 Alimentos que baixam o colesterol ruim no sangue.


Essa alegação só está aprovada para a Beta-glucana presente na aveia, que apresenta grandes quantidades dessa fibra solúvel. A recomendação é baseada em pesquisas que apontam que essa fibra ajuda na redução da absorção do colesterol ruim pelo organismo.






6. Benefícios da aveia para diabéticos: Se uma pessoa tem diabetes, a farinha de aveia podem ser eficaz na manutenção de baixos níveis de glicose no sangue. A fibra solúvel na aveia retarda a digestão do amido, que por sua vez ajuda a prevenir um rápido aumento do açúcar no sangue.

► Leia também: Diabetes: Alimentos que regulam o açúcar no sangue.


7. Benefícios da aveia na saúde da pele (anti-inflamatório):  O estudo “Avenanthramides, polyphenols from oats, exhibit anti-inflammatory and anti-itch activity”, publicado no Archives of Dermatology Research de Runa Sur et al; investigaram se esses compostos exercem função anti-inflamatória.

Os resultados demonstram que as avenantramidas da aveia são potentes agentes anti-inflamatórios que parecem mediar os efeitos de aveia na pele.

Fontes: CRN / Pepsico / Arquivo Saúde com Ciência / CRF
Ads
Conteúdo do Saúde com Ciência é informativo/educativo. Não exclui consulta médica Este artigo pertence ao Saúde com Ciência. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe comentário/sugestão de artigo. Ler Regras para Comentários.

Assine nossa newsletter

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner