25.11.15

Câncer de pâncreas sintomas e sinais principais (do câncer que matou o Dr. alfredo Halpern)

Saiba quais os sintomas do câncer de pâncreas, o câncer que matou o médico endocrinologista Alfredo Halpern.

Câncer de pâncreas - Sintomas e sinais


Os sinais e sintomas do câncer de pâncreas dependem da localização do tumor primário, e na maioria dos casos são vagos e imprecisos. A obstrução das vias biliares é comum, pois o tumor acomete freqüentemente a cabeça do pâncreas, levando à icterícia, cólica biliar, anorexia, emagrecimento e outras queixas gastrointestinais.

► Artigo estritamente relacionado: Câncer de pâncreas - Tudo sobre esse câncer agressivo!

Pode ocorrer pancreatite quando o ducto pancreático é obstruído. A invasão de estruturas adjacentes provoca dor de características distintas. O comprometimento do plexo celíaco ou mesentérico provoca dor em queimação e em pressão no andar superior do abdome. A sensação de dor no dorso é comum nos casos de infiltração do retroperitônio.


mais artigos sobre câncer.

A esteatorreia ou diarreia associada à gordura ocorre quando há produção insuficiente de enzimas. É um sintoma inicial incomum e brando, mas pode ocorrer após as cirurgias para ressecção do tumor.




A insuficiência de produção de insulina pode causar de intolerância à glicose até diabetes mellitus que também se agravam após a cirurgia. Há uma relação com episódios de trombose superficial e profunda. Sudorese noturna, aumento da circunferência abdominal, ascite e obstrução pilórica são incomuns na apresentação inicial e estão associados à doença metastática.

Dieta dos pontos, criada pelo dr. Alfredo Hapern.
Ads
Conteúdo do Saúde com Ciência é informativo/educativo. Não exclui consulta médica Este artigo pertence ao Saúde com Ciência. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe comentário/sugestão de artigo. Ler Regras para Comentários.

Assine nossa newsletter

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner