23.6.16

Pensamento positivo previne doenças

Se você é leitor do blog sabe que acredito piamente no título desse post: "Pensamento positivo previne doenças". Tanto é verdade que já escrevi o texto: "Santa Imunidade: a fé que pode curar", que você também vai gostar de ler.

Mas o texto de hoje foca no "pensamento positivo" como mais um preventivo para doenças, ou seja: pensamento positivo para saúde é o foco da matéria.

Para Acely Hovelacque, médica clínica e homeopata, os obstáculos da vida moderna podem desestabilizar, principalmente, pessoas mais velhas e depressivas.

“Esses acontecimentos são fatores adoecedores e de desorganização. Mas, em situações difíceis, temos que pensar no que temos de bom. Onde está o que não adoeceu? Qual é o fator que estabiliza? O que me vitaliza? O que me deixa em um estado melhor?”, pondera a especialista, autora do livro A bula da vida: uma fábula sobre medicação e meditação (Editora Autêntica).

pensamento positivo para saude
Pensamento positivo previne doenças


TIRE O FOCO (PARE DE PENSAR) DO QUE É RUIM


Tirar o foco do ruim e pensar no que é bom é essencial para atravessar esses momentos. Ter fé em algo maior, meditar, buscar as relações mais acolhedoras, se exercitar... tudo pode funcionar. Cada pessoa tem um jeito mais eficiente de enfrentar os desafios próprios da vida e deve identificá-lo e usá-lo.

“E se a pessoa não acreditar em nada, pode recorrer a uma ferramenta comum a todos: respirar. O oxigênio acalma, nos dá a chance de estar mais lúcidos”, defende Acely.

► Leia também: Músicas que melhoram o sistema imunológico.


“Pare. Respire. Repouse um pouco e encontre uma conexão, uma frequência mais saudável. Tenha um gesto de bondade consigo mesmo”, sugere Acely Hovelacque, segundo a qual estamos sendo pouco generosos com nós mesmos. Para a médica clínica e homeopata, integrante do Colégio Internacional de Terapeutas, esse “exercício”, três vezes ao dia, no momento em que paramos no sinal, aguardamos em uma sala de espera ou estamos tensos, nada mais é do que um tempo para nós.

“A ansiedade tem muito a ver com o futuro. A atenção plena no agora, a pausa pra respirar com calma quando as coisas começam a dar errado, pode ajudar a enfrentá-la”, defende a médica.

MEDITAÇÃO CONTRA DOENÇAS


A meditação é uma boa aposta, pois promove a lucidez que muitos estão perdendo. De forma geral, é uma prática que ajuda a “voltar pra casa”, e para o aconchego que isso representa. Mas há pessoas que relaxam correndo. “Meditação, dormir bem, praticar esportes e conectar-se com a arte ajudam. Quando entramos no cinema ou ouvimos uma música, muitas vezes conseguimos trocar de realidade, e isso descansa, abre outra perspectiva. Se foco o problema, entro em um ciclo vicioso. Nessas horas, também é importante conversar com pessoas lúcidas e não bater à porta de um terrorista afetivo. Tem hora que precisamos atacar e tem hora que precisamos nos retirar.”

Enfim, a mensagem que fica é: "PENSE POSITIVO AJA POSITIVAMENTE PARA NÃO ADOECER".

Fonte: Diário de Pernambuco

Ads
Conteúdo do Saúde com Ciência é informativo/educativo. Não exclui consulta médica Este artigo pertence ao Saúde com Ciência. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe comentário/sugestão de artigo. Ler Regras para Comentários.

Assine nossa newsletter

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner