16.5.16

Soro caseiro: receita copo 200ml (e para 1 litro)

Neste artigo vamos ensinar como fazer soro caseiro receita para um copo de 200ml. Confira!

Depois de aprender como fazer soro caseiro para diarreia, vamos entender o porquê de o soro caseiro ser tão importante para tratar a diarreia e a razão dessa exata quantidade de água + sal + açúcar.

Mas se você já sabe pra que serve o soro caseiro para reidratação corporal, não perca tempo e anote já a receita do soro caseiro:

   RECEITA DE SORO CASEIRO COPO 200 ml:   


Ingredientes
  • 200 ml (1 copo) de água
  • 0,7 g (1 colher de café rasa) de sal*
  • 4 g de açúcar (1 colher de chá, mais pra cheia mas não tão cheia) de açúcar*
* como na foto abaixo:

Soro caseiro: receita copo 200ml
Soro caseiro: receita copo 200ml / foto: Saúde com Ciência ©

   RECEITA DE SORO CASEIRO PARA 1 LITRO   


Ingredientes
  • 1 litro de água
  • 20 gramas de açúcar (uma colher de sopa não cheia nem rada)
  • 3,5 g de açúcar (1 colher de chá)

Em ambos os casos, misture os ingredientes.

  COMO BEBER O SORO CASEIRO PARA FUNCIONAR?  


Beba goladas de hora em hora, ou colheradas a cada 20 minutos. Se a pessoa estiver muito fraca, ofereça o soro em colheres de sobremesa a cada meia hora.


Como saber com ainda mais precisão se o soro está com as proporções ideais dos ingredientes?


O gosto do soro caseiro é sempre neutro, nem salgado, nem doce. Ele lembra muito o gosto da lágrima (lágrima de pessoas saudáveis). Portanto, experimente o soro caseiro antes de oferecer ao doente, assim dá para refazer se o gosto não ficar neutro.


COMO CHEGAMOS A ESTE RESULTADO DE SORO CASEIRO RECEITA PARA 200 ml?


Porque a receita de soro caseiro para preparar 1 litro de água leva 3,5 g de sal e 20 g de açúcar. Então, fizemos o cálculo exato.


POR QUE USAR TAIS QUANTIDADES EXATAS DE AÇÚCAR E SAL NO SORO CASEIRO?


A função do soro caseiro é reidratar o corpo nos casos em que há perda de líquido corporal principalmente em situações de diarreia. E para que a água perdida seja reposta, ela terá que atravessar a parede do intestino e isso é melhor conseguido quando esta água tem uma concentração ótima de H2O (água) + íons de sódio (Na+) + íons de cloro (Cl -), além de outros íons e da glicose.

Então, quando misturamos água, sal e açúcar temos os íons citados e a glicose. Essa combinação torna mais fácil a absorção de água pelo intestino. Por isso, o soro caseiro é tão importante.



No entanto, os "outros íons" citados no parágrafo acima não são repostos apenas com o soro caseiro, por isso, se a diarreia ou vômito (principais maneiras de perdermos líquido corporal) persistirem por mais de 2 dias em adultos e 1 dia em bebês e crianças, o ideal é comprar o soro reidratante na farmácia (vem em pacotinhos para dissolver na água), já par os bebês é melhor levar ao médico.

ALTERNATIVAS PARA O SORO CASEIRO EMERGENCIAL


Sabemos que o soro caseiro é para uso emergencial. Assim que possível compre o soro na drogaria ou vá ao médico. A melhor alternativa para o soro caseiro é mesmo a água de coco que tem os íons acima, além de outros minerais.

Também podem ser usados os isotônicos líquidos [aprenda fazer um isotônico caseiro], mas não use energéticos, ok?

Independente do que usar, soro caseiro ou água de coco, lembre-se do que os comerciais de TV sempre dizem: Ao persistirem os sintomas, o médico ou o farmacêutico (e se o médico for necessário, este último certamente indicará) deverá ser ser consultado.

E então, gostou do artigo? Sugiro um outro artigo para complementar sua leitura: "Bebidas isotônicas e repositores hidroeletrolíticos."
Ads
Conteúdo do Saúde com Ciência é informativo/educativo. Não exclui consulta médica Este artigo pertence ao Saúde com Ciência. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe comentário/sugestão de artigo. Ler Regras para Comentários.

Assine nossa newsletter

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner