7.12.15

Brócolis previne e combate o câncer, diz estudo

Entenda o papel do brócolis na luta contra o câncer.

Para mim, o brócolis é um dos vegetais que têm maior destaque em minha mesa. Além do valor nutricional de destaque, e de ser capaz de prevenir algumas doenças, sua forma de bonsai (mini-árvore) e seu tom verde escuro faz dele um alimento que nos faz crer que beleza se põe sim à mesa para 'comermos com os olhos' abrindo o apetite.

Mas agora um novo estudo trouxe uma nova razão para incluirmos o brócolis em nossa alimentação. Ao que parece, o brócolis previne câncer e mais... o brócolis combate o câncer! Será? Vamos ler os trechos mais importantes sobre o estudo!

Brócolis previne e combate o câncer
Brócolis previne e combate o câncer


De acordo com um novo estudo do Centro de Ciência da Saúde da Texas A & M, o brócolis não apenas previne o câncer como também pode ser um aliado no tratamento do câncer, uma vez que é rico em sulforafano, encontrado em vários vegetais de folha verde escura. Já suspeitava-se dessa importante ação do brócolis [leia em: 7 Benefícios do Brócolis para a saúde].

O sulforafano, dizem os cientistas citados pelo Daily Mail, é altamente eficaz na inibição do desenvolvimento de células cancerígenas no cólon e na próstata (e outros tipos de câncer também) e quanto mais ‘jovem’ for o brócolis, maior é o nível de sulforafano.

Brócolis x câncer: Como foi o estudo


O estudo contou com a participação de voluntários com mais de 50 anos, que foram submetidos a colonoscopias de rotina e a uma análise minuciosa da sua alimentação diária.

► Leia também: Evite até 40% do risco de câncer pela alimentação.

Depois de cruzarem os dados do exame médico e da análise alimentar, os investigadores detectaram que os voluntários que comiam mais porções de brócolis – e também de outros vegetais de folha verde escura – apresentavam uma mudança nos genes que tornavam o organismo mais capaz de impedir o crescimento do tumor.

Também aplicado em animais, o estudo mostrou que o sulforafano do brócolis é eficaz na inibição do desenvolvimento do câncer do cólon.

Extrato de brócolis pode se tornar um fitoterápico contra o câncer


Segundo os autores do estudo, está na hora de a Medicina começar a fazer uma maior aposta em tratamentos alternativos para o câncer, e um deles poderia ser a inclusão de um suplemento de extrato de broto de brócolis no processo de cura, uma vez que poderia ser um forte aliado nos processos de quimioterapia e radioterapia.





Praveen Rajendran, chefe da equipe da pesquisa, revelou ao Daily Mail:

"Não foram detectados quaisquer eventos adversos graves nos voluntários que tomaram este suplemento ao longo de sete dias"; 

Embora saliente que a eficácia desta nova técnica depende do organismo e da reação de cada pessoa.

Dicas Saúde com Ciência


1. Jamais abandone um tratamento medicamentoso para usar somente alimentos ou qualquer promessa da medicina alternativa contra o câncer. Lembre-se de que os tratamentos alternativo devem se somar ao tratamento recomendado pelo médico oncologista (o profissional mais indicado para tratar o câncer).

2. A pesquisa que revela que brócolis previne câncer e o combate é apenas uma preliminar, ou seja, ainda não há um medicamento feito de "extrato de brócolis", mas pode via a existir um dia.
Ads
Conteúdo do Saúde com Ciência é informativo/educativo. Não exclui consulta médica Este artigo pertence ao Saúde com Ciência. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe comentário/sugestão de artigo. Ler Regras para Comentários.

Assine nossa newsletter

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner