27.5.16

Usar antibióticos em animais ameaça a saúde humana, saiba por que

Entenda por que usar antibióticos em animais em excessivo pode ameaçar a saúde humana.

Fazendeiros e criadores precisam de animais para alimentação humana precisam cortar drasticamente o uso de antibióticos em animais, porque essa atividade está se tornando uma ameaça à saúde humana, segundo um relatório publicado no periódico Review on Antimicrobial Resistance.

Usar antibióticos em animais ameaça a saúde humana, saiba por que
Usar antibióticos em animais ameaça a saúde humana, saiba por que

Muitas vezes o uso de antibióticos em animais é feito exclusivamente para fazer com que estes animais cresçam mais rápido. O resultado são bactérias cada vez mais resistentes a antibióticos. O uso abusivo destas substâncias tem feito com que algumas doenças sejam atualmente quase impossíveis de serem combatidas.

O relatório científico ainda indica novos parâmetros para o uso de antibióticos em animais.


► Leia também: Semana Mundial para o Bom Uso dos Antibióticos - OMS.

Era pós-antibióticos


A administração excessiva destes medicamentos na criação de animais ganharam novo destaque no mês passado, quando, na China, pesquisadores advertiram que estamos à beira de uma "era pós-antibióticos".

Os cientistas descobriram uma bactéria resistente à colistina, antibiótico usado quando outros meios usualmente empregados para combatê-la haviam falhado. Aparentemente, ela surgiu em animais criados por agricultores e também foi detectada em pacientes em hospitais.


► Leia também: Abuso de antibióticos leva ao aparecimento de superbactérias.

Como foi o estudo 


O economista Jim O'Neill, que liderou o estudo, disse que estes índices são "estarrecedores" e que 10 milhões de pessoas morrerão por causa de infecções resistentes a antibióticos em 2050 se esta tendência não for revertida.

O'Neill destaca em seu trabalho que a maioria das evidências científicas apontam para uma necessidade de redução do uso de antibióticos.





Níveis de antibióticos em animais ideal x praticado


Ele indica que uma meta razoável para o uso de antibióticos pela agricultura seria de 50 mg para cada 1 kg de animais - um nível já colocado em prática por um dos principais países exportadores de carne de porco do mundo, a Dinamarca.

A título de comparação, os Estados Unidos usam quase 200 mg/kg e Chipre emprega mais de 400 mg de antibiótico por quilograma de carne.

Fonte: BBC
Ads
Conteúdo do Saúde com Ciência é informativo/educativo. Não exclui consulta médica Este artigo pertence ao Saúde com Ciência. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe comentário/sugestão de artigo. Ler Regras para Comentários.

Assine nossa newsletter

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner