6.11.16

Alimentos que influenciam o sono

Um estudo recente mostra que o que você come durante o dia também pode fazer você dormir melhor ou pior

Pesquisadores da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, descobriram que, quanto maior a quantidade de fibras e menor a de gordura saturada, maior a duração do sono profundo, conhecido no meio médico e científico como "sono de ondas lentas".

Alimentos que influenciam o sono, positiva_ou negativamente



Os Resultados - que apontam quais alimentos influenciam o sono


Os autores, liderados por Marie-Pierre St-Onge, publicaram o resultado no 'Journal of Clinical Sleep Medicine' mostram que um único dia de exageros pode influenciar - e muito - os parâmetros de sono. O trabalho também mostrou que o excesso de açúcar provoca mais despertares ao longo da noite.

► Leia também: Dormir emagrece mesmo?

Como foi o estudo que mostra quais alimentos influenciam o sono


Os resultados foram obtidos após um experimento que contou com 26 adultos (13 homens e 13 mulheres) com peso normal e idade média de 35 anos. Eles passaram cinco noites no laboratório, com o sono monitorado, sendo que, na metade dos dias, eles seguiram uma dieta montada por nutricionistas, e na outra, comeram à vontade e depois informaram o cardápio consumido.

Os alimentos que influenciam seu sono
Os alimentos que influenciam seu sono

► Leia também: O que é gordura trans?

Nos dias em que os participantes seguiam a dieta controlada, que era mais pobre em gordura e mais rica em fibras, eles também levaram menos tempo para pegar no sono à noite – cerca de 17 minutos, contra 29 minutos registrados nos dias em que comiam o que queriam.




COMENTÁRIO SAÚDE COM CIÊNCIA

Eu, Renata, farmacêutica do site posso afirmar que, por experiência própria, sinto mais sono quando consumo carboidratos, então, às vezes uso esta "técnica" quando tenho insônia ou demoro um pouco pra dormir. Entretanto, após ler e publicar o estudo que mostra quais os alimentos influenciam o sono, vou rever meus conceitos, afinal, de que adianta dormir logo, mas não dormir bem? Vou passar a comer carboidrato para dar sono sim, mas em pouquíssima quantidade, como um copo de leite, por exemplo, ou um chá adoçado com 2 colheres de chá de açúcar mascavo no frio e um suco de maracujá adoçado com o mesmo açúcar antes de dormir... e só! ;-)

► Leia também: Jeito de dormir pode revelar a personalidade das pessoas
► Leia também: Dormir 8 horas por dia diminui 80% o risco de morrer do coração

Fonte: stonehearthnewsletters
Ads
Conteúdo do Saúde com Ciência é informativo/educativo. Não exclui consulta médica Este artigo pertence ao Saúde com Ciência. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe comentário/sugestão de artigo. Ler Regras para Comentários.

Assine nossa newsletter

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner