31.3.16

Dia da Saúde e Nutrição: importância da alimentação saudável

O Dia Nacional da Saúde e Nutrição é comemorado em 31 de março e vale a pena lembrar que as práticas de alimentação saudável são muito importantes para a saúde.

Uma pesquisa do Ministério da Saúde revelou que a cada ano, cresce em 1,5% o número de pessoas acima do peso no país e que 52,1% da população masculina e 44,3% da feminina estão com o Índice de Massa Corporal (IMC) acima da média.

Dia da Saúde e Nutrição: importância da alimentação saudável
Dia da Saúde e Nutrição: importância da alimentação saudável

Ou seja, praticamente metade da população está acima do peso ideal. Existe um remédio para isso? Hipócrates, considerado o “Pai” da Medicina tem uma frase que pode ajudar a responder esta pergunta: "Que seu remédio seja seu alimento e que seu alimento seja seu remédio".

A nutrição considera o alimento um remédio pois comer de maneira adequada, além de nutrir o corpo e manter as suas funções, fortalece as defesas do organismo, nos protegendo de várias doenças. Hoje, é muito comum nos meios de comunicação, nas conversas, ou nas academias, ouvirmos falar de diversas dietas ditas milagrosas, "soluções instantâneas", quase mágicas, que prometem ganho de massa, perda de peso, secar barriga. Na maioria das vezes, são regimes que podem ser prejudiciais a saúde.

A alimentação saudável deve fornecer carboidratos, proteínas, lipídios, água, vitaminas, fibras e minerais, fundamentais para o bom funcionamento do organismo. Nenhum alimento específico pode ajudar ou fornecer todos os nutrientes que são necessários para o bom funcionamento do corpo, daí a importância de uma alimentação variada e equilibrada.




Algumas dicas e atitudes que podem ajudar a ter uma alimentação mais saudável são: evitar o consumo de alimentos ricos em calorias e industrializados, gordurosos e salgados; aumentar o consumo de frutas, verduras e legumes e cereais integrais; beber água, pelo menos 8 copos de 200 ml diariamente; reduzir ou evitar o consumo de bebidas alcoólicas e o uso do cigarro; fazer exames preventivos e consultar sempre o seu médico; praticar exercícios físicos diariamente, ou pelo menos três vezes por semana, após consultar o seu médico; e dormir pelo menos oito horas por dia.

Fonte: Michele Barros, nutricionista e missionária da Comunidade Canção Nova.
Ads
Conteúdo do Saúde com Ciência é informativo/educativo. Não exclui consulta médica Este artigo pertence ao Saúde com Ciência. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe comentário/sugestão de artigo. Ler Regras para Comentários.

Assine nossa newsletter

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner