28.3.16

H1N1: Quais os sintomas da gripe H1N1?


A Influenza A - H1N1, mais conhecida como gripe H1N1 está assustando a população brasileira, pois parece que neste ano o vírus está mais "forte".

Sintomas da gripe H1N1

Segundo o infectologista Max Igor Lopes, do Hospital Santa Catarina, os sintomas da gripe H1N1 são bem parecidos com os que ocorrem em casos de dengue ou da gripe comum.

    H1N1: Quais os sintomas da gripe H1N1?
  • dores intensas no corpo, cabeça e garganta, 
  • coriza,
  • febre alta, 
  • cansaço, 
  • dores musculares, 
  • tosse, 
  • fadiga, 
  • há ainda relatos de pessoas com vômitos e diarreias.

Diagnóstico H1N1


O diagnóstico preciso é feito por meio de sorologia ou análise laboratorial de secreções. “O grande problema é o risco de uma evolução para pneumonia”, concluiu o médico.


Para o infectologista houve uma antecipação de casos de H1N1 mais transmitidos no período entre maio e começo de junho, quando, normalmente, há uma queda maior na temperatura.

Ele lembrou que, no frio, as pessoas tendem a ficar mais agrupadas em locais fechados e isso favorece as transmissões. Segundo ele, este mesmo comportamento pode ter ocorrido nesse começo do ano, por causa do tempo mais chuvoso.

O médico esclareceu que o H1N1 é uma das duas variantes do vírus Influenza tipo A. Conforme o especialista, existem três tipos desse vírus (A, B e C) e que na categoria do A podem ocorrer a infecção pelo H3N2 ou H1N1, sendo este último o que tem prevalecido. Com a característica de se desenvolver entre os vários tipos de animais, a doença ocorre, por exemplo, em aves, focas e porcos, “daí sua denominação de gripe suína”, acrescentou Max Igor Lopes.

Para Lopes, a dificuldade em combatê-la é que esse vírus tem grande capacidade de mutação genética e isso exige que o organismo da pessoa infectada se defenda com a criação de novos anticorpos.

Complemente sua informação lendo o artigo: Gripe suina, sintomas e histórico.
Ads
Conteúdo do Saúde com Ciência é informativo/educativo. Não exclui consulta médica Este artigo pertence ao Saúde com Ciência. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe comentário/sugestão de artigo. Ler Regras para Comentários.

Assine nossa newsletter

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner