25.9.16

Beneficios do vinho: beber vinho com moderação faz bem à saúde

Beber vinho (tinto) com moderação garante uma vida mais saudável

O vinho tem sua origem muito antes do nascimento de Cristo. Depois de agraciar os paladares de egípcios, gregos e romanos na Idade Antiga e carregar em sua simbologia boas celebrações e sofisticação no paladar de quem o consome, a bebida extraída de uvas é um verdadeiro brinde à saúde. É claro que na época não se sabia dos beneficios do vinho.

E atualmente a ciência passou a recomendar a apreciação moderada da bebida-alimento até para idosos, pois novas descobertas científicas mostraram seus benefícios contra o Alzheimer e outras patologias que chegam com a idade, ou seja, já se sabe que para aproveitar os benefícios do vinho, devemos beber vinho com moderação.

BENEFiCIOS DO VINHO (pesquisas recentes)



Beneficios do vinho: beber vinho com moderação faz bem à saúde
Beneficios do vinho: beber vinho com moderação faz bem à saúde

1. Beber vinho para evitar demências e doenças cardíacas


Um estudo da Universidade Yamanashi – Japão, descobriu compostos no vinho que inibem uma enzima responsável pelo aparecimento do mal de Alzheimer. Mas não é somente este o benefício do consumo de vinho por quem já passou dos 60 anos. Especialistas afirmam que se o vinho for apreciado em doses moderadas, pode blindar o corpo também de doenças cardíacas e a demência da velhice.

2. Evita quedas na velhice e inibe células cancerígenas


Além disso, o vinho possui em sua fórmula um componente que ajuda a reduzir as quedas em idosos. É o resveratrol, que ainda é encontrado nas cascas de uvas roxas, em chás, cebola roxa e tomate (principalmente no tomate roxo). Esta substância, segundo pesquisadores, evita a morte de neurônios, melhorando o desempenho motor das pessoas mais velhas.

Entretanto, a nutricionista e consultora especializada da Rede StarClub, Sálua Rodrigues, informa que os benefícios da substância são melhor percebidos com o suporte de uma alimentação saudável e prática de atividade física. “O resveratrol tem obtido destaque por ser uma substância que possui ação antioxidante e anti-inflamatória, que dentre outras vantagens, inibe a ação de células cancerígenas”, comenta a especialista.

3. + de 200 substâncias garantem que tomar vinho faz bem


O vinho é considerado alimento por fornecer ao organismo alguns elementos que contribuem para sua formação, manutenção e desenvolvimento. Na lista de mais de 200 substâncias presentes na bebida-alimento, estão o cálcio, o fósforo, ferro e vitaminas do complexo B. Portanto, o consumo moderado durante a vida nos previne de alguns males.



4. Protege as veias e artérias


O vinho protege o sistema cardiovascular porque o é rico em antioxidantes que ajudam a controlar uma proteína que está envolvida na formação de sinais precoces de doenças arteriais, como as camadas de gordura nas paredes das artérias.

Para a nutricionista Sálua Rodrigues, da Rede StarClub o vinho traz benesses desde mais jovens. “Com o passar dos anos, corremos o risco de doenças crônicas não transmissíveis (ligadas á alimentação) aumenta e nosso metabolismo fica mais lento. Um cálice de vinho ao dia contribui para combate aos radicais livres. Portanto, o consumo de vinho ao longo dos anos só apresenta benefícios”, pontua a especialista.

Complemente a leitura com o texto: Vinho tinto (resveratrol) beneficios para a saúde, ou:

... Que tal transformar as rolhas de vinho em mini-vasos? Aprenda fazendo o curso: "Jardim na Rolha" (por apenas R$ 17,00).

Beneficios do vinho: beber vinho com moderação faz bem à saúde
Ads
Conteúdo do Saúde com Ciência é informativo/educativo. Não exclui consulta médica Este artigo pertence ao Saúde com Ciência. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe comentário/sugestão de artigo. Ler Regras para Comentários.

Assine nossa newsletter

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner