9.6.16

Câncer de pulmão assintomático, gera preocupação

Câncer de pulmão: assintomático e o mais frequente em todo o mundo

O câncer do pulmão está ganhando, cada vez mais, os holofotes. O tumor corresponde a 13,5% de todos os tipos de câncer, e já representa o segundo tipo mais frequente, superado apenas pelo de mama e de próstata, e é, segundo estudos da Sociedade Americana do Câncer, a principal causa de morte pela doença. No Brasil, as estimativas do Instituto Nacional de Câncer (INCA) mostram que, ainda neste ano, 10.890 mulheres e 17.330 homens terão o tumor.

Câncer de pulmão assintomático, gera preocupação
Câncer de pulmão assintomático, gera preocupação


TABACO

O cigarro – extraordinariamente danoso à saúde, por conter cerca de 70 substâncias cancerígenas -, é a principal causa deste tipo de câncer. Os fumantes apresentam 30% mais chances de desenvolver, ao menos, 14 tipos diferentes de tumor maligno. Ao cair na circulação, os componentes nocivos do cigarro se tornam fator de risco para o câncer em diversos órgãos, como boca, faringe, garganta, entre outros.

De acordo com cancerologista da Sociedade Brasileira de Cancerologia (SBC), o tabagismo é responsável por 90% dos casos de câncer de pulmão; novo medicamento promete aumentar a expectativa de vida dos pacientes

Vinícius Basso Preti, cancerologista cirúrgico, membro da Sociedade Brasileira de Cancerologia (SBC), explica que o tempo de exposição às substâncias e à fumaça do cigarro são gatilhos importantes que levam à doença.

“O risco é dose-dependente. Ou seja, quanto mais cedo se inicia o hábito de fumar e quanto mais cigarros fumados por dia, maior é a predisposição. O combate ao tabagismo é a forma mais eficaz de prevenção do câncer do pulmão”.

Entre os fumantes, as chances de ter a doença é de 20 a 60 vezes maior, se comparado aos não fumantes. Para estes, os fatores de risco identificados são um conjunto de coisas chamadas de “exposição ocupacional”: dieta pobre em frutas e verduras, excesso de peso, sedentarismo, consumo exagerado de álcool, açúcar e alimentos processados.

Câncer de pulmão - Assintomático


O câncer de pulmão não costuma apresentar sintomas. E é aí que está o problema. “A maioria dos pacientes só recebe o diagnóstico positivo para o câncer quando a doença está em estágio avançado”, diz Dr. Preti. “A chance de cura é menor, com apenas 10% a 15% dos pacientes vivos em cinco anos”. Nesta fase, dependendo do subtipo do tumor, os sintomas podem variar entre tosse seca com presença de sangue, falta de ar, dor torácica e pneumonia.

Mudar a estratégia de detecção precoce do câncer de pulmão é consenso entre os médicos. Um estudo envolvendo mais de 50 mil pacientes, publicado na revista New England Journal of Medicine, constatou que a tomografia computadorizada (TC), com baixa dose de radiação, pode auxiliar na detecção de tumores em fases iniciais. “O estudo mostrou redução de 20% na mortalidade em pacientes fumantes ou ex-fumantes, submetidos à TC”, comenta o cancerologista da SBC.

Novo medicamento para câncer de mama chega ao Brasil


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) acaba de dar o “ok” para mais um medicamento da classe dos imunoterápicos para tratamento do câncer. O Nivolumab é a nova promessa para o tratamento de câncer de pulmão. Ao contrário de quiomio e radioterapia, que miram na doença em si, as drogas imunoterápicas agem no sistema imunológico.

Os estudos mostraram resultados bastante expressivos sobre a terapia convencional: o Nivolumab foi capaz de reduzir o risco de morte dos pacientes com câncer de pulmão em 41% e aumentou a taxa de sobrevida de um ano em 42%. “Isso é, praticamente, o dobro do que o melhor tratamento disponível hoje é capaz de fazer. Este tipo de medicamento é uma das maiores revoluções da oncologia atualmente”, endossa Dr. Preti.

Complemente sua leitura lendo: Tomossíntese detecta câncer de pulmão, além do câncer de mama, diz estudo.
Ads
Conteúdo do Saúde com Ciência é informativo/educativo. Não exclui consulta médica Este artigo pertence ao Saúde com Ciência. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe comentário/sugestão de artigo. Ler Regras para Comentários.

Assine nossa newsletter

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner