13.6.16

Medidores de Glicose: antes e depois do medidor sem agulhas

Freestyle Libre, o medidor de glicose que todo diabético vai querer ter.

O fim das picadas, é o que promete o novo medidor de glicose Freestyle Libre que veio para revolucionar a medição de glicose no sangue.

Em 2 de junho, uma revolucionária tecnologia para a medição da glicemia. Trata-se do FreeStyle Libre, um dispositivo que pode ser usado por qualquer portador de diabetes, tanto dos tipos 1 e 2, como gestacional, Lada e Mody. O aparelho promete trazer uma melhor qualidade de vida para o diabético.

Medidores de Glicose: antes e depois do medidor sem agulhas
Medidores de Glicose: antes e depois do medidor sem agulhas

"Um avanço nesse processo doloroso e chato da medição constante é realmente uma conquista maravilhosa e promissora. Sinto que estamos todos no caminho certo para um bom controle do diabetes. Hoje, minha mãe é capaz de medir minha glicemia sem ao menos me acordar durante a madrugada. Basta ela pegar o aparelho e escanear o sensor. Isso traz muito mais comodidade para mim e uma tranquilidade para a minha mãe, que antes não era possível", Marina de Barros Collaço, autora do livro "Diabética Tipo Ruim".

>> Frutas com baixo índice glicêmico

Medidores de Glicose sem agulha: Tecnologia a favor do emocional


Há três anos, a jovem criou um blog na Internet para relatar seus desafios diários de ter que conviver com a doença (www.diabeticatiporuim.com.br). Em maio deste ano, Marina lançou seu primeiro livro de crônicas, que retrata o lado emocional da doença onde muitas vezes é negligenciado por médicos e também por familiares do diabético. O sucesso do seu trabalho chamou a atenção da multinacional Abbott, que fez questão de convidá-la para testar a nova tecnologia.

>> Metade dos diabéticos não sabem que têm diabetes

"Medir a glicemia da forma tradicional e controlar a doença envolve muito o lado emocional. Você precisa parar as suas atividades para medir, tomar insulina, parar, pensar se você precisa se alimentar naquele momento ou não. A única forma de manter um bom controle do diabetes é, inevitavelmente, medir a glicemia muitas vezes ao longo do dia é cansativo, e isso significa ter os dedos furados o tempo todo. A maioria dos diabéticos acaba não fazendo a medição da glicose por conta dos furos nos dedos. Seja por vergonha, dor, incomodo ou até mesmo, preguiça", explica.

Riscos de não medir a glicose no sangue


A não medição aumenta o risco de desenvolvimento de doenças relacionados ao diabetes, como: a perda da visão, neuropatias, paralisia dos rins, infarto e derrames, sem contar nas tão amedrontadoras amputações dos membros.

Freestyle Libre - O fim das picadas


O Freestyle Libre tem um sensor do tamanho de uma moeda de R$ 1, que fica "colado" na pele por 14 dias. "Você mal sente que ele está no seu braço. Com o leitor, bem parecido com um glicômetro tradicional, você simplesmente o aproxima do sensor e ele faz a leitura do valor da sua glicemia naquele momento. É realmente tudo o que sonhávamos a vida toda. É o fim dos furos nos dedos", comemora. A grande novidade do aparelho está em realizar o controle glicêmico de forma indolor, rápida e discreta.

Com o aumento do número de medidas ao longo do dia, o tratamento médico passa a ser totalmente personalizado para cada paciente, segundo seus índices glicêmicos. O sensor também gera gráficos que podem ser baixados para o computador do médico no momento da consulta.

Todas as dicas e o passo a passo para a instalação dos sensores do Freestyle Libre encontram-se em seu canal no YouTube (https://www.youtube.com/c/diabeticatiporuim). Enquanto que as fotos durante esse processo estão em sua página no Facebook (https://www.facebook.com/diabeticatiporuim). A compra do aparelho pode ser feita através do site da Abbott (https://www.freestylelibre.com.br/).

http://www.saudecomciencia.com/search/label/diabetes
Ads
Conteúdo do Saúde com Ciência é informativo/educativo. Não exclui consulta médica Este artigo pertence ao Saúde com Ciência. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe comentário/sugestão de artigo. Ler Regras para Comentários.

Assine nossa newsletter

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner