27.6.16

Perigos da diabetes: 8 dados alarmantes sobre diabetes

Você sabia que o diabetes mata uma pessoa a cada 7 segundos no mundo? A principal causa de internações e morte da doença são as complicações cardiovasculares.

Ontem, 26 de junho foi o Dia Nacional de Combate ao Diabetes, data que funciona como um alerta para que a sociedade busque informações a respeito da doença, se previna e cuide da doença.

Para chamar a atenção para o assunto "informações sobre diabetes", reunimos 8 dados alarmantes sobre a doença:

informações sobre diabetes
informações sobre diabetes

1. A cada 7 segundos uma pessoa morre vítima de complicações causadas pela diabetes em todo o mundo.

2. Dados recentes da Pesquisa Nacional de Saúde, realizada pelo Ministério da Saúde em parceria com o IBGE, mostra que o diabetes atinge 9 milhões de brasileiros.

3. Em 2035, estima-se que o número de diabéticos e pessoas em estágio pré-diabetes somados ultrapassem 1,1 bilhão de pessoas. O número de brasileiros com a condição deve subir para 20 milhões.

4. Segundo um estudo publicado em abril pela Organização Mundial de Saúde, o número de adultos com diabetes quadruplicou em todo o mundo em menos de quatro décadas, chegando a 422 milhões de casos.

5. Com 4,9 milhões de mortes em 2014, diabetes mata mais que HIV, malária e tuberculose somados. Foram 4,9 milhões de mortes causadas pela doença. No mesmo período, 1,2 milhão de pessoas morreram vítimas de HIV, 584 mil perderam as vidas para a Malária e 1,5 milhão para a tuberculose, segundo os números mais recentes da OMS. Ou seja, a diabetes mata mais do que todas essas outras três doenças somadas.

6. Complicações cardiovasculares são a principal causa de internações e morte dos diabéticos, mas os riscos podem ser diminuídos com o tratamento adequado. Um estudo apresentado na semana passada (13) no 76th Congresso da Associação Americana de Diabetes, mostrou que o liraglutida, medicamento conhecido e disponível para baixar a glicose, pode diminuir em 13% os riscos de desenvolver complicações no coração. Confira mais informações sobre o estudo no fim do e-mail.

7. Se não tratado, o diabetes sobre causar insuficiência renal, amputação de membros, cegueira, doenças cardiovasculares, como AVC (derrame) e infarto.

8. Cada vez menos a idade tem sido um fator determinante para o desenvolvimento da doença. A Federação Internacional de Diabetes aponta que aproximadamente 86% dos novos casos foram diagnosticados nos chamados jovens adultos, pessoas com "20 e tantos" anos, que deveriam estar gozando de saúde plena e ativos economicamente e socialmente.

Espero que tenham gostado do artigo. Complemente sua leitura com o artigo: "Liraglutida novo remédio para emagrecer liberado pela Anvisa".

Fonte: Novo Nordisk, fabricante do Victoza® (liraglutida)

Ads
Conteúdo do Saúde com Ciência é informativo/educativo. Não exclui consulta médica Este artigo pertence ao Saúde com Ciência. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe comentário/sugestão de artigo. Ler Regras para Comentários.

Assine nossa newsletter

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner