1.6.16

Tabaco e doenças dos olhos, qual a relação?

O tabaco pode agravar o quadro de diversas doenças dos olhos, inclusive as que levam à cegueira irreversível

A Organização Mundial da Saúde (OMS) fez um alerta sobre a relação entre tabaco e doenças dos olhos.

Segundo a OMS, várias doenças e mortes relacionadas ao tabagismo são evitáveis. Com mais de 4.700 substâncias tóxicas, não é novidade que o cigarro faz muito mal para saúde. Entretanto, as pessoas normalmente não associam que o consumo do tabaco pode agravar algumas doenças oculares, como a DMRI, catarata, Doença de Graves e Síndrome do Olho Seco.

Tabaco e doenças dos olhos, qual a relação?

Doenças dos olhos afetadas pelo tabaco:


  • DMRI (degeneração macular relacionada à idade),
  • Catarata, 
  • Doença de Graves e 
  • Síndrome do Olho Seco.


DMRI (degeneração macular relacionada à idade)


A DMRI acomete a retina, parte posterior do olho, e o cigarro aumenta sua oxidação, levando ao processo degenerativo da mácula, região onde são definidas as formas, cores e rostos. Com o progresso da doença, podem surgir vasos sanguíneos anormais e lesivos no local, que sangram com facilidade e levam ao comprometimento da visão.

Catarata


Mais uma doença relacionada à idade, mas reversível, a catarata é a opacificação do cristalino, lente natural do olho, resultando na perda progressiva da visão. Os tabagistas têm a chance de desenvolver a doença mais cedo e de forma mais intensa, pois, ao fumar, a pessoa inala substâncias químicas da fumaça que podem alterar o metabolismo do cristalino.

Doença de Graves


Outro mal causado pelo tabaco, porém indiretamente, é a Doença de Graves. O problema é caracterizado pelo inchaço nos músculos dos olhos, fazendo o globo ocular se projetar para frente.


Síndrome do olho seco


A exposição à fumaça do cigarro é outro agravante para a Síndrome do Olho Seco, diminuindo a lubrificação e levando ao ressecamento dos olhos. As substâncias contidas no tabaco também podem alterar a composição da lágrima.
“Existe uma enzima presente no filme lacrimal denominada lisozima, que é extremamente importante para a defesa dos olhos. Nos fumantes, apresenta-se em menor concentração, comprometendo ainda mais o quadro”, finaliza o Dr. Caio.
Complemente sua leitura com o artigo: "Olho seco sintomas".

Fonte: Cerpo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe comentário/sugestão de artigo. Ler Regras para Comentários.

Assine nossa newsletter

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner