29.7.16

Vacina contra dengue pode não ser tão eficaz. Será?

A primeira vacina contra dengue do laboratório Sanofi Pasteur acaba de chegar às clínicas privadas. E isso poderia (ou deveria) ser motivo de felicidade e sensação de "alívio coletivo", mas...

... Com preço máximo de R$ 138, 53 (bem salgado, não?) e um relatório desanimador encomendado pelo Ministério da Saúde, onde especialistas independentes não recomendaram a introdução da vacina na saúde pública, por alguns motivos, entre eles está a preocupação pelo fato de a vacina contra dengue não proteger igual contra todos os tipos de vírus da doença (lembrando que existem 4 subtipos* de vírus da dengue) e contribuir para complicações se a pessoa pegar o vírus que o imunizante não combate tão bem. Outro motivo é a complicada logística de armazenamento, que dificultando a incorporação na saúde pública.

Primeira vacina contra dengue pode não ser tão eficaz. Será?


A vacina ainda foi vetada em crianças pequenas porque, durante o estudo, as crianças que receberam a vacina da dengue foram hospitalizadas com sintomas da doença em testes realizados fora do Brasil.

>> Leia também: Vacina contra dengue é aprovada

Já para os adultos faltam estudos sobre os riscos da vacina contra a dengue, mas mesmo assim, no Paraná o serviço público decidiu vacinar a população de graça.

Segundo estudo publicado no New England Journal of Medicine, a vacina para dengue foi eficaz em 93% dos casos graves de dengue e reduziu em 80% as internações. A eficácia global ficou nos 66% dos casos.

SOBRE ESTA VACINA CONTRA A DENGUE


Para quem tiver coragem de tomar, a versão que já está nas clínicas exige três doses a cada seis meses Outras quatro vacinas estão em estudo e uma delas expandiu agora os testes em humanos e está imunizando voluntários em vários estados do país. A vacina é indicada para pacientes com idades entre 9 e 45 anos.

A vacina protege contra os quatro tipos de vírus da dengue (embora não da mesma maneira, como citado no início) e usa parte da estrutura do vírus da febre amarela para a imunização, por isso, ela pode causar efeitos colaterais como febre, dor de cabeça e também indisposição.

Quem vai encarar a picada da vacina contra a dengue?

Gostou do artigo? Tem muitas dúvidas sobre a dengue? Se sim, deixe-as nos comentários abaixo.

Fontes: Bem Estar e Exame
Ads
Conteúdo do Saúde com Ciência é informativo/educativo. Não exclui consulta médica Este artigo pertence ao Saúde com Ciência. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.

Assine nossa newsletter

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner