1.9.16

Um AAS a cada 3 dias (para doenças cardiovaculares) evita danos ao estômago

É sabido por muitos, que tomar um AAS infantil (100 mg) é indicado para prevenir doenças cardiovasculares para prevenir infarto, acidente vascular cerebral (AVC / derrame) e doença vascular periférica.

No entanto, quem tem o estômago sensível sabe que, basta tomar um comprimido de AAS (também conhecido como aspirina), para o estômago começar a doer :-( , e eu me incluo nessa turma!

Um AAS a cada 3 dias (para doenças cardiovaculares) evita danos ao estômago
Um AAS a cada 3 dias (para doenças cardiovaculares) evita danos ao estômago

Até agora, a única solução para estes pacientes era usar o AAS tamponado -- uma forma de proteger o comprimido para que ele se desfaça apenas no intestino, poupando o estômago de irritações indesejáveis. O problema é que essa apresentação faz com que o medicamento encareça e muito, um problema para quem necessita tomar o remédio todos os dias.

Mas uma nova pesquisa (que já foi publicada no começo de agosto, mas só agora tive tempo de escrevê-la) mostra que tomar apenas um AAS a cada 3 dias é tão eficaz quanto tomá-lo diariamente, trazendo menos danos ao estômago.

Mas quem tem o estômago muuuito sensível pode sentir dores no estômago e azia mesmo se tomar aspirina a cada 3 dias. No entanto, essa notícia também é positiva para aqueles que usam a forma tamponada do medicamento, já que usando-o a de três em três dias o gasto com o remédio (sempre mais caro como dito acima) será expressivamente maior.

O estudo foi coordenado Gilberto De Nucci, professor da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (FCM-Unicamp) e do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP).

NOTA: o princípio ativo ácido acetil salicílico recebe também a sigla de AAS, ou o nome aspirina. São todos sinônimos.

Espero que tenha gostado do artigo, recomendo a leitura do post "Aspirina em excesso e perda de visão".
Ads
Conteúdo do Saúde com Ciência é informativo/educativo. Não exclui consulta médica Este artigo pertence ao Saúde com Ciência. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe comentário/sugestão de artigo. Ler Regras para Comentários.

Assine nossa newsletter

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner