15.9.16

Artroscopia para tratar problemas da ATM

Artroscopia: procedimento possibilita nova perspectiva no tratamento das disfunções da ATM

Artroscopia é novidade no tratamento de problemas da ATM


Até alguns anos atrás o termo artroscopia só era conhecido no Brasil na área de ortopedia. Mas atualmente, a artroscopia vem sendo utilizada com mais frequência para tratamento de problemas das articulações temporomandibulares (ATM).

Essa técnica utiliza um aparelho chamado artroscópio, muito delicado e muito menor que os conhecidos artroscópios utilizados para grandes articulações, como o joelho, por exemplo.

Artroscopia para tratar problemas da ATM
Dr. José Flávio Torezan

Esse aparelho tem uma câmera em sua extremidade e quando introduzido na articulação temporomandibular (que fica no rosto entre as têmpora a mandíbula), que é muito pequena, é capaz de mostrar com detalhes toda parte interna com possíveis áreas “doentes”, que podem ser tratadas com pontas e micro tesouras introduzidas na articulação pelo aparelho.

Segundo o Dr. José Flávio Torezan, especialista em cirurgia bucomaxilofacial, a artroscopia é um procedimento exploratório de diagnóstico de problemas internos da articulação. Com o passar do tempo foram desenvolvidos microinstrumentos que permitem fazer pequenas cirurgias internas (conceito de cirurgia minimamente invasiva).

Essa técnica pode resolver muitos problemas articulares que antes só podiam ser resolvidos através da cirurgia da articulação, feita por um corte a frente da orelha. Além disso, outra boa notícia é que alguns bons planos de saúde médica cobrem o procedimento, que é realizado em ambiente hospitalar sob anestesia geral.

“É necessário apenas 1 dia de internação e o pós operatório é muito simples, se comparado à cirurgia tradicional”, destaca o Dr. Torezan. 

De acordo com o especialista a cirurgia tradicional ou convencional (feita a frente da orelha) deverá ser indicada com menor frequência, pois muitos problemas articulares poderão ser solucionados com a artroscopia, que muito pouco invasiva e eficiente para muitos casos.

E aí, gostou do artigo? Sabia que a dor da ATM é tão forte que até os médicos e dentistas concordam que é uma das piores dores que o ser humano pode sentir. Sendo assim, que tal compartilhar este artigo com seus amigos no Facebook e em outras redes sociais? Seus amigos e familiares que sofrerem com o problema vão te agradecer. Compartilhe!
Google+ saudecomciencia Facebook saudecomciencia Twitter saudecomciencia Feeds saudecomciencia

Fonte: Dr. José Flávio Torezan - cirurgião bucomaxilofacial
Ads
Conteúdo do Saúde com Ciência é informativo/educativo. Não exclui consulta médica Este artigo pertence ao Saúde com Ciência. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe comentário/sugestão de artigo. Ler Regras para Comentários.

Assine nossa newsletter

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner