16.9.16

Viscossuplementação: tratamento para artrose

A viscossuplementação é um tratamento utilizado para reposição de fluídos nas articulações com desgastes em patologias como a osteoartrose, também conhecida como artrose - doença acontece de uma forma lenta e progressiva com degradação da cartilagem articular - tecido elástico que recobre as extremidades ósseas e amortecem os impactos.

Viscossuplementação: tratamento para artrose
Viscossuplementação no tratamento da artrose no joelho


Para o fisioterapeuta Giuliano Martins, proprietário do ITC Vertebral Ribeirão Preto e diretor regional da Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna (ABRColuna), a viscossuplementação funciona como se colocasse um ‘lubrificante’ entre as estruturas ósseas e cartilaginosas das articulações, para que diminua o impacto e a dor.

Como é aplicada e ação da viscossuplementação?


O método consiste num tratamento de injeções intra-articulares de ácido hialurônico - mesmo componente que já existe no líquido sinovial de uma articulação saudável. O líquido sinovial perde sua capacidade funcional com a idade e com o processo de artrose.

O procedimento é realizado em consultórios por médicos especialistas. As injeções trazem alívio para a dor e melhora das funções. Não se trata de um corticoide ou anti-inflamatório que têm vários efeitos colaterais.

Quais os resultados do tratamento com viscossuplementação?


A viscossuplementação pode proporcionar alívio sintomático significante e seguro para pacientes com artrose nos joelhos e quadril.

Segundo o especialista, a aplicação proporciona até seis meses de alívio da dor, quando são utilizados seis mililitros da substância. A técnica é indicada quando não houver melhora com terapias conservadoras não-medicamentosas ou analgésicos simples (paracetamol).

Há contraindicações do uso da viscossuplementação?


Geralmente o tratamento com ácido hialurônico [recomendo: Ácido hialurônico e a alimentação saudável] não possui nenhuma contraindicação. Pacientes hipertensos, diabéticos ou com outras patologias podem utilizar a técnica. Cada paciente responde diferentemente, alguns já sentem alívio um mês após a injeção. O ácido hialurônico pode ser repetido com segurança, explica o fisioterapeuta.

O método não está associado a efeitos colaterais graves, os sintomas que podem ocorrer são comuns e podem acontecer dor, rigidez ou inchaço dentro ou ao redor do joelho.
“As pessoas que sofrem com osteoartrose optam pela viscossuplementação com objetivo de prolongar a decisão de um tratamento cirúrgico que pode ser muito variável”, finaliza Martins.

Quando não usar a viscossuplementação

Só não é possível efetuar o tratamento quando a articulação está muito inflamada, com algum tipo de infecção ou com grande desvio de eixo.

Fonte: ITC Vertebral Ribeirão Preto (Instituto de Tratamento da Coluna Vertebral)

Esperamos que você tenha gostado do artigo, sugerimos a leitura complementar do artigo: Artrose: sintomas, prevenção, tratamentos e casos na terceira idade.
Ads
Conteúdo do Saúde com Ciência é informativo/educativo. Não exclui consulta médica Este artigo pertence ao Saúde com Ciência. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe comentário/sugestão de artigo. Ler Regras para Comentários.

Assine nossa newsletter

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner