24.10.16

9 Dicas para dor nas costas: como aliviar a dor na coluna?

A dor nas costas é uma das principais causas de procura por consultórios de ortopedia. Algumas são incapacitantes. Antes da consulta médica, confira algumas dicas para dor nas costas.

COMO ALIVIAR A DOR NAS COSTAS / DOR NA COLUNA? VEJA 9 DICAS:


Dor na coluna: Dicas para dor nas costas
Massagem nas costas

1. Repousar


Na hora da crise de dor na coluna é importante deitar no chão ou em um colchão mais duro por meia hora;

2. Compressas mornas


Colocar bolsa de água quente (algumas são muito práticas, pois podem ser colocadas no micro-ondas) no lugar da dor para relaxar o músculo;

3. Dormir de lado


Dormir com um travesseiro que apoie o pescoço e outro entre as pernas pode aliviar a dor das costas;

4. Tomar banho quente


Aproveitar a quentura da água sobre o local dolorido é um excelente -- e relaxante -- remédio para dor na coluna. Não deixe a água tão quente para não se queimar e não baixar demasiadamente a pressão arterial (em pessoas com tendência a pressão baixa;

5. Sentar de maneira correta


Apesar de ser um hábito aparentemente inofensivo, quem tem dores na coluna cruzar as pernas ao sentar;

Dor nas costas pode ser hereditária

6. Mudar de posição periodicamente


Não ficar muito tempo na mesma posição é um aliado para aliviar as dores na coluna. Por isso, a dica é levantar de hora em hora, no mínimo, e dar uma caminhada antes de se sentar novamente. Já para quem fica muito em pé e parado, o ideal é se sentar e/ou caminhar em intervalos de 30 minutos;

7. Massagem nas costas


Se feita por um especialista, a massagem nas costas é importante para o relaxamento dos músculos. Cuidado com falsos especialistas. Há pessoas preparadas para isso, como os fisioterapeutas que conhecem cada músculo do seu corpo.

8. Alongamento


Deitar em uma bola de pilates e soltar cabeça e braços para trás, possibilitando que a coluna seja esticada é uma excelente maneira de aliviar dos nas costas.



9. Praticar atividades físicas e postura


Segundo a fisioterapeuta da Clínica de Fisioterapia da Universidade Positivo, Christina Cepeda:

“Procurar realizar atividades físicas orientadas, manter boa postura corporal durante o desenvolvimento das atividades laborais, ao celular, em frente à TV e na posição sentada, evitar permanecer no computador deitado na cama, cuidar do peso corporal, evitar carregar muito peso, não ultrapassar 10% do peso corporal em bolsas e mochilas, no caso de mochilas, utilizar as duas alças próximo ao corpo, enfim, procurar ser mais ativo e cuidar do corpo”.

Fonte: Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia e Universidade Positivo

Espero que tenha gostado do artigo sobre dicas para dor nas costas. Mas se ainda restarem dúvidas, compartilhe-as usando os comentários abaixo.
Ads
Conteúdo do Saúde com Ciência é informativo/educativo. Não exclui consulta médica Este artigo pertence ao Saúde com Ciência. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe comentário/sugestão de artigo. Ler Regras para Comentários.

Assine nossa newsletter

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner