6.10.16

Lesão por pressão: como evitar as escaras?


O que é lesão por pressão?


A lesão por pressão, também conhecida como úlcera por pressão, úlcera de decúbito ou escara, é a ferida que ocorre quando há pressão constante nas proeminências ósseas, causando redução de circulação sanguínea e, consequentemente, danificação da pele e tecidos ao redor dela.

Como na maioria dos casos o paciente está acamado, geralmente o que leva a esse tipo de lesão é o equívoco na hora de movê-lo. Todo paciente que está de cama por longos períodos deve ser movimentado no mínimo a cada 3 horas, mas jamais de deve arrastá-lo sobre a cama. Outros fatores internos e externos podem causar ou piorar as escaras. Resumindo...

Lesão por pressão: como evitar as escaras?


Quais são as causas das escaras ou lesões por pressão?


  • pouca movimentação do paciente (intervalo maior que 3 horas),
  • excesso de umidade no corpo (sobretudo em áreas cobertas e/ou abafadas),
  • desnutrição,
  • desidratação [Dúvidas sobre a desidratação em crianças e idosos],
  • alteração do pH devido ao contato com fezes e urina,
  • diabetes,
  • obesidade.

Como evitar a lesão por pressão (escara)?


É fundamental que os profissionais de saúde (de hospitais e home care -- englobando enfermeiros e cuidadores de idosos) e familiares que mantêm o paciente em casa saibam quais são as causas do problema para saber como evitá-las.

Importante: Segundo o Dr. Adriano Mehl (foto abaixo), Médico Responsável pelo Núcleo de Prevenção e Tratamento de Feridas e Pé Diabético no Plunes Centro Médico (Curitiba-PR), a pele já está fragilizada por conta da condição do paciente acamado e isso pode levar ao desenvolvimento de uma ferida em poucas horas.

“É muito importante saber identificar o paciente que está suscetível a desenvolver uma lesão por pressão. Além disso, é necessário avaliar a integridade da pele e efetuar a mudança sequencial da posição do paciente na cama”, destaca Dr. Adriano.

Ainda segundo o Dr. Adriano, em 95% dos casos, as lesões por pressão podem ser evitadas se o acompanhamento e a avaliação forem feitos com cautela e atenção.

Como evitar a lesão por pressão
Dr. Adriano Mehl


Quais partes do corpo são mais propensas às escaras?


As escaras podem atingir tanto as estruturas superficiais da pele, como a epiderme, quanto as mais profundas, como tendões, músculos, ossos e órgãos. Cabe ressaltar que a lesão por pressão na pele é muito mais fácil de ser percebida e, consequentemente, tratada.

Os locais mais comuns para o aparecimento dessas lesões são:

  • região sacral (acima do cóccix), 
  • maléolos (osso lateral dos pés)
  • trocânteres (parte superior e lateral do fêmur),  
  • calcanhares, devido ao constante contato com a cama. 

Além de gerarem dor, desconforto e alteração no estado emocional, as lesões contribuem diretamente para o aumento do período de internamento e dos custos com curativos.

Espero que tenha gostado do artigo. Recomendo a leitura de: Curativo vegetal de quitosana e cana-de-açúcar, além de roupas para queimadura.

Ads
Conteúdo do Saúde com Ciência é informativo/educativo. Não exclui consulta médica Este artigo pertence ao Saúde com Ciência. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe comentário/sugestão de artigo. Ler Regras para Comentários.

Assine nossa newsletter

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner