24.10.16

O que é Rizotomia Percutanea por radiofrequência e para que serve esse tratamento

Embora o nome "Rizotomia Percutanea" seja assustador, essa técnica poderá ajudar inúmeros pacientes que sofrem de dores crônicas...

O que é Rizotomia Percutanea?


O procedimento Rizotomia Percutânia consiste em um tipo de Radiofrequência -- aprovado recentemente pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) --, e consiste em inserir uma agulha e, literalmente, na linguagem popular, "fritar" o nervo responsável pela dor.

Trata-se de uma cirurgia minimamente invasiva com emprego de ondas de radiofrequência para desabilitar a dor pelo calor, onde o paciente tem alta no mesmo dia.

O que é Rizotomia Percutanea por radiofrequência e para que serve esse tratamento
Dr. João Luiz Pinheiro Franco / foto: reprodução Youtube

Para que serve a Rizotomia Percutanea?


A rizotomia percutânea trata de:
  • artrose,
  • canal lombar estreito,
  • deslocamento vertebral.

Este tipo de Radiofrequência é um procedimento eficaz para a artrose, um mal que atinge muitas pessoas, já que a artrose é um processo relativamente natural pelo passar do tempo. Ela consiste no desgaste das articulações e no crescimento dos ossos da coluna que, por conta disso, pode gerar inflamações nos nervos com consequentes dores que podem chegar às nádegas e até às coxas.

Viscossuplementação: tratamento para artrose

Este é um tratamento para que possamos parar o grande incômodo da dor. Mas ele não é definitivo. Para que o paciente não sofra mais com a artrose, é importante que ele esteja no peso ideal, tenha uma postura adequada e faça exercícios físicos. Ou seja, ele também tem de colaborar para que a sua saúde seja restabelecida.

O tratamento é também eficaz nos casos de canal lombar estreito e deslocamento vertebral, onde existe a necessidade de se erradicar a dor. Casos com hérnia de disco não são tratados com este procedimento.

Vídeo explicando sobre a rizotomia por radiofrequência




Espero que tenha gostado do artigo. Complemente sua leitura lendo mais artigos sobre artrose.

Fonte: neurocirurgião Dr. João Luiz Pinheiro Franco

Ads
Conteúdo do Saúde com Ciência é informativo/educativo. Não exclui consulta médica Este artigo pertence ao Saúde com Ciência. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe comentário/sugestão de artigo. Ler Regras para Comentários.

Assine nossa newsletter

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner