17.11.16

Blueberry previne o diabetes mesmo? :-O

Blueberries para diabetes? Sim. O blueberry é um grande aliado na prevenção do diabetes

Estudo comprova que a fruta blueberry (mirtilo) é coadjuvante na prevenção da doença, entenda por quê!?

Instituído pela Federação Internacional de Diabetes (IDF) com o objetivo de aumentar a conscientização sobre a doença, 14 de novembro é considerado o Dia Mundial do Diabetes.

blueberries-diabetes
blueberry ou mirtilo

Segundo dados divulgados em abril deste ano pela Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 422 milhões de pessoas foram diagnosticadas com a doença em 2014, ante 108 milhões em 1980 - ou seja, em pouco mais de três décadas, os números quase quadruplicaram.

Ainda de acordo com a OMS, 16 milhões de brasileiros sofrem com diabetes anualmente, sendo que 72 mil são vítimas fatais. Diante desse cenário assustador, é cada vez mais comum ouvirmos falar sobre alimentos que podem ajudar a driblar a doença.

Blueberry previne o diabetes


É o caso do blueberry, que ficou conhecido como “a fruta milagrosa” por tantos benefícios à saúde. Em 2009, um estudo da Universidade de Michigan (EUA) apontou o mirtilo – como também é chamado - como coadjuvante na prevenção do diabetes, pois suas propriedades ajudam a regular o índice de açúcar no sangue.

A forma mais comum de consumir a fruta em território nacional é por meio do suco. A Juxx, pioneira na fabricação de bebida de cranberry no Brasil, lançou em 2013 o sabor blueberry nas versões adoçadas e sem açúcar.

“A versão sem açúcar é ideal para aqueles que possuem limitações dietéticas, já que não contém aromatizantes nem conservantes, além de possuir alta concentração da fruta e, assim, oferecer inúmeros benefícios”, destaca Edson Mazeto Junior, diretor da empresa.

Sobre a relação do blueberry e diabetes pela BBC Health


Os pesquisadores disseram que em estudos em ratos, as antocianinas [um tipo de antioxidante de cor roxa] do mirtilo aumentaram a captação de glicose pelas células ou seja, um melhor aproveitamento do açúcar circulante no sangue. As mesmas frutas contêm polifenóis de ocorrência natural que são conhecidos por terem efeitos benéficos.

As blueberries diminuíram o risco de diabetes em 26% dos ratos em comparação com os 2% para três porções das outras frutas estudadas (uvas -- in natura ou passas --, pêssegos, ameixas, damascos, ameixas, bananas, melões, maçãs, peras, laranjas, toranjas, morangos).

Na mídia que publicou o estudo, eles escreveram:

"As frutas têm conteúdo altamente variável de fibras, antioxidantes, outros nutrientes e fitoquímicos que conjuntamente podem influenciar o risco". [BBC Health]

Quer ver mais propriedades do blueberry para a saúde? Então leia o artigo: Benefícios do blueberry (mirtilo).
Ads
Conteúdo do Saúde com Ciência é informativo/educativo. Não exclui consulta médica Este artigo pertence ao Saúde com Ciência. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe comentário/sugestão de artigo. Ler Regras para Comentários.

Assine nossa newsletter

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner