16.11.16

O sistema imunológico e as doenças autoimunes. Novas Pesquisas

Sabia que nosso sistema imunológico é responsável por mais de 80 doenças? Descubra como estamos lidando com alguns desses problemas!

Um sistema imunológico funcional é crucial para a nossa saúde, certo? À medida que aumentamos nossa compreensão deste complexo sistema de células que protegem nossos corpos, descobrimos que seu papel vai além de coisas como manter os resfriados à distância e combater as infecções.

O sistema imunológico e as doenças autoimunes. Novas Pesquisas
O sistema imunológico e as doenças autoimunes. Novas Pesquisas

O que são doenças autoimunes?


De maneira simplificada e objetiva, as doenças autoimunes são aquelas em que o sistema imunológico "enxerga" órgãos, tecidos ou células como sendo um agente invasor (como um vírus ou bactéria, por exemplo).

E a partir desse momento o sistema imunológico envia substâncias ao órgão que ele acha que é intruso, com intenção de combatê-lo destruindo-o.

Alguns exemplos de doenças autoimunes


Se esta rede de células não funcionar adequadamente, pode levar a doenças como câncer, doenças respiratórias como asma e doenças inflamatórias crônicas, como a artrite, o lúpus e a tireoidite de Hashimoto.

É por isso que o campo da imunologia tornou-se uma área fértil para a descoberta e desenvolvimento de novos medicamentos. Se uma doença é inflamatória por natureza, cancerosa ou devido a uma infecção, o nosso sistema imunológico desempenha um papel fundamental.

O que os cientistas podem fazer?

Se pudermos obter uma maior compreensão de como as diferentes partes do nosso sistema imunológico funcionam quando as coisas dão errado e por que ela pode levar à doença, podemos potencialmente direcionar o sistema imunológico para desenvolver novos medicamentos inovadores.

Pesquisas com novos medicamentos para doenças autoimunes


Temos pelo menos 10 unidades de pesquisa focadas em imunologia em várias áreas terapêuticas, como doenças respiratórias, câncer, doenças metabólicas, doenças infecciosas e doenças inflamatórias mediadas por imunidade e há vários programas de pesquisa em andamento com um número de potenciais medicamentos em desenvolvimento para ajudar a corrigir a disfunção do sistema imunológico.

Que bom que a comunidade científica está empenhada em descobrir novos tratamentos e medicamentos para doenças autoimunes. Vamos esperar ansiosos pelos resultados!

Fonte: http://www.gsk.com/en-gb/behind-the-science/innovation/targeting-the-immune-system-through-open-innovation/

Ads
Conteúdo do Saúde com Ciência é informativo/educativo. Não exclui consulta médica Este artigo pertence ao Saúde com Ciência. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe comentário/sugestão de artigo. Ler Regras para Comentários.

Assine nossa newsletter

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner